Expressões Jurídicas

ingl Feito em. fabricado em Locução aposta ao nome do lugar onde se fabricou ou industrializou um produto comercial.
lat O mestre falou. Com esta expressão os escolásticos referiam-se a Aristóteles cuja opinião encerrava qualquer discussão. Ainda hoje se aplica para citar alguém tido como mestre em determinada matéria.
lat A segunda esperança da grande Roma. Virgílio falava do filho de Enéias. Aplica-se à segunda autoridade de uma nação ou região.
lat A sombra de um grande nome. Verso de Lucano que se aplica à pessoa que teve sua hora de glória, caindo depois na obscuridade.
lat Maior reverência ao que está distante. Refere-se Tácito à reverência que temos por aqueles que se acham afastados de nós no tempo e no espaço.
lat Asas maiores do que o ninho. Horácio visava àqueles que, nascidos de condição humilde, tentam melhorar a posição social.
fr Enjôo.
fr Apesar disto.
fr Apesar daquilo.
fr A seu pesar; contra a sua opinião.
fr Apesar de tudo.
lat Antes morrer do que desonrar-se. Divisa da Sicília.
al Fala-se alemão. Palavras colocadas nas vitrinas para indicar que no estabelecimento alguém fala alemão.
lat Contado, pesado, dividido. Palavras que, segundo o livro de Daniel, apareceram na parede da sala onde o Rei Baltasar promovia uma festa sacrílega.
lat Dai lírios às mãos cheias. Passagem de Virgílio (Eneida, VI, 883), em que Anquises pede flores para o túmulo de Marcelo.
lat Dir Pela mão militar. Diz-se da execução de ordem da autoridade, com o emprego da força armada.
fr Marcha das tochas. Concentração popular por motivo de regozijo ou homenagem, em que cada pessoa desfila com uma tocha acesa.
lat Pérolas diante dos porcos. Passagem evangélica em que Cristo aconselha que não se atirem pérolas aos porcos (Mt. VII, 6). Não tratar de coisas santas com ímpios e blasfemos.
lat O trabalho excedia a matéria. Aplica-se nos casos em que a forma literária seja superior ao tema.
lat Por minha culpa. Locução encontrada no ato de confissão e se aplica nos casos em que a pessoa reconhece os próprios erros.
lat Médico, cura a ti próprio. Provérbio citado por Cristo e diz respeito àqueles que, esquecidos dos próprios defeitos, desejam corrigir os alheios.
lat Irás seguríssimo pelo meio. Deves evitar os extremos.
al Mais luz. Últimas palavras de Goethe.
lat Lembra-te que hás de morrer. Pensamento cristão, usado como saudação entre os trapistas; também empregado em inscrições tumulares.
lat Lembra-te, homem, que és pó e em pó te tornarás. Palavras pronunciadas pelo sacerdote enquanto impõe cinza na cabeça de cada fiel, na quarta-feira de cinzas.
lat Não se dá crédito ao mentiroso nem quando ele diz a verdade.
lat O espírito move a matéria. Frase virgiliana aproveitada pelos panteístas e estóicos, hoje empregada no sentido de que a inteligência domina a matéria.
lat Dir O espírito da lei.
lat O pensamento, a vontade, a intenção do legislador.
lat Espírito sadio em corpo são. Frase de Juvenal, utilizada para demonstrar a necessidade de corpo sadio para serviços de ideais elevados.
lat Dir Fim colimado. O fim alcançado pelo agente do delito.
ital Meter a cauda onde não cabe a cabeça. Mudar de tática, segundo as circunstâncias.
fr Encenador. Nos teatros, pessoa encarregada de movimentar atores e cenários.
lat Os menores dentre os males. Provérbio de uma das fábulas de Fedro.
lat Que tem menos. Serve para indicar pessoa pouco inteligente ou menos dotada.
lat Admirável de se dizer. Empregada como locução interjetiva.
lat Admirável de se ver. Diz-se de qualquer espetáculo belo ou raro.
fr Encenação.
lat Deus, tende compaixão de mim. Palavras iniciais do Salmo 51, um dos salmos penitenciais.
lat Os enviados do senhor, isto é, os inspetores reais instituídos por Carlos Magno, os quais julgavam do procedimento dos duques e condes.
lat Modo de agir.
lat Dir Modo de viver. Convênio provisório entre nações, feito quase sempre através de permuta de notas diplomáticas.
lat Conforme o costume dos antepassados: Na segunda defenestração de Praga, os protestantes da Boêmia declararam que agiram more majorum.
lat Morte, razão final. A morte é o derradeiro argumento, o mais poderoso.
lat Com movimento perpétuo: A cabeça do doido andava num motu continuo.
lat Pela própria deliberação: espontaneamente. Diz-se de documentos pontifícios emanados diretamente do papa, e que tornaram obrigatórias para os católicos as disposições e doutrinas neles tratadas.
lat Muitas coisas em poucas palavras. Locução que pode servir de modelo aos escritores: dizer muitas coisas em poucas palavras.
lat Muitos são chamados, porém, poucos escolhidos. Expressão usada por Cristo, referindo-se em parábola à salvação eterna, para a qual todos os homens são convidados, mas nem todos a conseguem (Mt. XX, 16 e XXII, 14).
lat Mudando-se o que se deve mudar. Feitas algumas alterações.