Personalidade Humana

Escreveu: ABRÃO RAZUK. advogado militante e ex-juiz de direito em MS membro da academia Sul-Mato-Grossense de letras e autor de diversos livros como:
1. Crimes Federais;
2. Enfoques do Direito Civil e Processual Civil;
3. Da Penhora, Editora Saraiva;
4. Dois verbetes na ENCICLOPÉDIA SARAIVA DO DIREITO.
Membro da academia Sul-mato-grossense de letras, cadeira 18.
e-mail:  abraorazukadv hotmail.com


Não existe nada mais complexo, mais profundo do que a personalidade humana. Se quiser conhecer um homem basta que lhe examine sua personalidade. Se for neutro, cuide-se dele, porque além de prejudicar a humanidade ainda se aproveita da circunstância para satisfazer seu interesse próprio.

Se o dono dessa personalidade, for extremista traz enormes malefícios para si, para sua família e para a sociedade, num lance jogará fora tudo o que conquistou, após longos anos.

Se for homem possuidor de uma personalidade egoísta, então o mundo interior será todo seu, ele não quererá saber se irá beneficiar ou prejudicar seu semelhante e só lhe interessa seus dois mundos a saber: introspectivo e o exterior.

O egoísta sempre acha que seu pensamento é o certo. Aquele que lhe indica cautela então ele se acha que é o mais sábio dos homens.

A meu ver, o pior tipo de personalidade é a contraditória, se hoje ele é a favor em uma direção, amanhã já não o é, pois quem o seguiu nesse caminho praticamente se perdeu.

Hoje ela vai contra uma orientação, porém amanhã alia-se aos que lutaram contra si. logo se veem abandonados e liquidados. Não há, ao meu sentir, melhor tipo de personalidade humana a que propugna pelo equilíbrio.

Feliz é o homem que a possui, pois esse dirigirá o mundo para a felicidade.

Das forças e das paixões antagônicas, a personalidade equilibrada tira o que há de verdadeiro de uma extremidade e analisa a outra e aponta-nos qual é o melhor caminho que devamos seguir.

Somente possui a personalidade equilibrada portanto, aquele que sofreu, filosofou, sorriu e que teve uma alma iluminada por Deus. Essa é a personalidade que o mundo deseja.

Faça uma reflexão profunda, serena e identifique-se e tire a sua conclusão.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?