Expressões Jurídicas

lat Onde se (vive) bem, aí (está) a pátria. Conceito materialista dos cosmopolitas.
lat Dir Onde existe a mesma razão, aí se aplica o mesmo dispositivo legal.
lat Onde não existe justiça não pode haver direito. A justiça é que sustenta as diversas formas de direito.
lat Onde (está) Pedro aí (está) a Igreja. Provérbio muito citado pelos apologistas católicos que só consideravam verdadeira a igreja que estivesse em comunhão com o pontífice romano.
lat Dir Onde (está) a sociedade aí (está) o direito. De modo geral, as causas correm no foro da comarca onde a sociedade foi estabelecida.
lat Onde estabelecem a solidão, atraem a paz. Frase que Tácito atribui a um herói, vítima da rapinagem dos soldados romanos.
lat Onde quer que esteja a coisa clama pelo seu dono. Princípio jurídico que resume o direito de propriedade, também citado assim em moral: res clamat domino, a coisa clama por seu dono.
lat Última razão. Argumento decisivo e terminante.
lat Último argumento dos reis. Legenda gravada nos canhões de Luís XIV.
lat Dir Além do pedido. Diz-se da demanda julgada além do que pediu o autor.
lat A única salvação para os vencidos é não esperar salvação. Frase com que Enéias procura arrancar do desânimo os companheiros vencidos em Tróia.
lat De comum acordo; em coro; unanimemente.
lat Com as garras e com o bico; com unhas e dentes.
lat Para a cidade (de Roma) e para o universo. Diz-se das bênçãos dadas pelo papa, em circunstâncias especiais, quando as estende ao mundo inteiro.
lat Dir Como possuís. 1 Fórmula diplomática que estabelece o direito de um país a um território, baseada na ocupação pacifica dele. 2 Princípio que faz prevalecer a melhor posse provada da coisa imóvel, no caso de confusão de limites com outra contígua.
lat Usar, não abusar.
lat O útil ao agradável.