Homenagem ao membro imortal da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Jorge Antônio Siufi

Escreveu: ABRÃO RAZUK. advogado militante e ex-juiz de direito em MS membro da academia Sul-Mato-Grossense de letras e autor de diversos livros como:
1. Crimes Federais;
2. Enfoques do Direito Civil e Processual Civil;
3. Da Penhora, Editora Saraiva;
4. Dois verbetes na ENCICLOPÉDIA SARAIVA DO DIREITO.
Membro da academia Sul-mato-grossense de letras, cadeira 18.


CHÁ ACADÊMICO DA ACADEMIA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS. PARTICIPANTES OS ACADÊMICOS RACHEL NAVEIRA, ABRÃO RAZUK E REGINALDO ARAÚJO. PRESENCIAL.

BREVE RELATO DO DIA 31.8.23.

Breve síntese da roda acadêmica, ocorrida na sede da Academia Sul-mato-grossense de Letras, composta por Abrão Razuk, Rachel Naveira e Reginaldo Araújo. A confreira Rachel como sempre fez boa explanação sobre “crônicas”, falei sobre a carreira do imortal Jorge Antônio Siufi e sua biografia e o cofrade Reginaldo Araújo, expôs alguns contos do homenageado baseado em seu livro “Catiça de Gato”- Crônicas.

Presidiu o chá acadêmico o confrade Henrique Medeiros que é o presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

Houve apresentação do trio de músicos radicados em Campo Grande com bela apresentação, inclusive da música clássica e da música popular chamada “Yesterday.”

No final, o doutor Antônio Siúfi Filho, como filho do imortal Jorginho, assomou a tribuna em breve discurso e agradeceu em nome da família do homenageado pela bela solenidade in memoriam.

Foi um chá acadêmico de muito brilho e prestigiado. Salve nossa A.S.L.

O CONFRADE ORA HOMENAGEADO NASCEU EM 13 DE SETEMBRO DE 1932 NESSA CAPITAL E FALECEU AQUI TAMBÉM EM 14 DE MARÇO DE 2011 COM A IDADE DE 78 ANOS. FAZ 12 ANOS QUE O JORGINHO, COMO ERA CARINHOSAMENTE CONHECIDO NOS DEIXOU DO NOSSO MARAVILHOSO CONVÍVIO.

ERA DESCENDENTE DE ÁRABES.

O advogado e desembargador aposentado Carlos Stephanini fez um belo discurso fúnebre para o Prof. Jorge A. Siufi, por ocasião de seu sepultamento, no cemitério “Santo Antônio,” no dia 15/03/2011.

Nessa oportunidade também prestei homenagem fúnebre ao imortal Siufi.

Ele foi velado no auditório da OAB/MS.

Na minha oração fúnebre que ele era pessoa de grande valor, leal, honesto, educado, criativo, intelectual e excelente chefe de família, bom amigo e generoso.

Um excelente cantor, amante do tango e bolero, gravando um CD musical: “Jorge Siúfi- Eclético”.

PONTIFICA O CONFRADE GUIMARÃES ROCHA EM SUA EXCELENTE OBRA INTITULADA “GRANDEZAS DA LITERATURA SUL-MATO-GROSSENSE” P. 101 ASSIM ENFOCANDO O IMORTAL JORGE ANTÔNIO SIUFI: “O HUMOR FINO TERÁ LUGAR NA CONSIDERAÇÃO DAS SITUAÇÕES QUE NOS RODEIAM E PROSSEGUE:

“Foi professor titular de Direito Penal na UCDB, antiga FUCMAT, ATUAL UCDB, FORMADO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) EM 1958. ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (RIO DE JANEIRO, 1980) SÓCIO FUNDADOR E PRIMEIRO PRESIDENTE DO LIONS CLUBE DE CAMPO GRANDE, AUTOR DA LETRA DO HINO DO ESTADO DE MATO-GROSSO DO SUL (MÚSICA DO MAESTRO RADAMÉS GNATTALI, 1979) EM PARCERIA COM O PROFESSOR OTÁVIO GONÇALVES GOMES

TAMBÉM DE SUA AUTORIA, AS OBRAS “O BAR DO ZÉ” E “TÓXICOS” REVISTA JURISPENAL.

EXERCEU A ADVOCACIA, 1960 EM DOURADOS, ONDE FOI PROMOTOR DE JUSTIÇA DE 1961 A 1963.

ADVOGADO DA JUSTIÇA MILITAR FEDERAL, 1965-1996- PRESIDENTE DA SEÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 1969-1070, EM CAMPO GRANDE ENTÃO MT, JUIZ DO TRE/MS, MEDALHA DO MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR, BRASÍLIA, 1993, DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO MILITAR, GRAU DE DISTINÇÃO, BRASÍLIA, 1992″. DR. JORGE ANTONIO SIUFI, O DR. PAULO TADEU HAENDCHEN E DR. ABRÃO RAZUK COMPUSEMOS A BANCA EXAMINADORA DA OAB/MS DO EXAME DE ORDEM PARA HABILITAR-SE O BACHAREL EM DIREITO AO EXERCÍCIO ADVOCATÍCIO, NO MANDATO DO PRESIDENTE DA OAB/MS RENE SIUFI.

CONVIDADO A CURSAR A ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG) FOI DIPLOMADO NA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, CUJO OBJETIVO ERA A SEGURANÇA NACIONAL E DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

Pai de três filhos, DOUTOR Antônio Siufi Neto – Procurador de Justiça, do Ministério PÚBLICO DE MS, Fábio Siufi, falecido precocemente e era acadêmico de direito e a SUA FILHA Giselle Rezende Siufi.

Casado com Dona DILENE REZENDE SIÚFI, sendo casal unido e feliz.

JORGE ANTONIO SIUFI ERA MEU COMPADRE, POIS ERA PADRINHO DA MINHA FILHA MARIÂNGELA OURÍVEIS RAZUK.

Era titular da cadeira 14 DESSA ACADEMIA, cujo patrono FOI O PROFESSOR Severino de Queiroz e também seu professor no colégio Dom Bosco, daí ser ele exímio escritor.

MEU COMPADRE JORGE ANTONIO SIÚFI CARINHOSAMENTE CHAMADO DE “JORGINHO” FALAVA FRANCÊS, INGLÊS, ARÁBE E ESPANHOL.

Foi um ótimo advogado Criminalista onde se destacou como um grande orador eloquente, BRILHAVA NA TRIBUNA E DEIXAVA OS PROMOTORES PREOCUPADOS QUANDO TINHA QUE ENFRENTÁ-LO NA TRIBUNA DO JÚRI, dotado de persuasão e habilidoso de grande senso de humor, deixando seus rivais atônitos. Ex-presidente da OAB/MS à época seção de Campo Grande. Torcia para América Futebol Clube do RJ e para o Operário Futebol Clube em MS.

Jorginho deu muita alegria para todos que conviveram com ele. No curso de sua existência, passou por algumas vicissitudes, na perda de seu querido filho Fábio.

Era um homem de boa – fé, tudo que fazia era de boa intenção e completamente desapego ao dinheiro, e aos bens materiais.

Conhecia bem o português e redigia maravilhosamente bem.

Jorginho jogou futebol e dono de chute potente e jogava na ponta esquerda. Possuía inúmeros títulos e honrarias merecidas e justas.

Sem medo de errar, Jorginho foi um dos melhores valores desse Estado e jamais poderá ser esquecido pelo seu valor e como cidadão, POIS ERA RELIGIOSO, CATÓLICO E PROFUNDAMENTE HUMANO E CULTO.

Aposentou-se como Defensor da Justiça Militar.

Repetindo o grande Rui “Deus nos dá sempre mais do que merecemos” e sua biografia é rica e Deus lhe deu sabedoria e grande senso de justiça. ERA BENQUISTO POR TODOS.

VATICINOU o mestre Rui Barbosa em seu famoso discurso que leva o nome de

“ORAÇÃO AOS MOÇOS”

“A vida. “não tem mais que duas portas: uma de entrar, pelo nascimento, outra de sair pela morte. Ninguém, desde que entrou, em lhe chegando o turno, se conseguirá evadir à saída”.

Jorginho estava na frente de seu tempo mercê de seu talento e inteligência aguçada.

O homenageado é um exemplo para a juventude e principalmente, para a mocidade acadêmica de Direito onde pregou a ética profissional e a justiça e foi um modelo de advogado. PROFUNDAMENTE ÉTICO E HONESTO. QUERIDO NESSA ACADEMIA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS.

Possuía uma letra muito bonita.

DEFENDIA A POBREZA SEM NADA COBRAR OU SEJA, PRO BONO.

O HOMENAGEADO ERA SOLIDÁRIO E COMO TAL, CONVIDOU O COLEGA DOUTOR, JOSEFINO UJACOV, CONHECIDO COMO PEPITO, PARA TRABALHAR CONSIGO EM SUA BANCA ADVOCATÍCIA EM DOURADOS, AINDA ADVOGADO INICIANTE, SEM NADA COBRÁ-LO E ASSIM SE TORNOU, PELA SUA COMPETÊNCIA, O PROFISSIONAL DE ENORME REPUTAÇÃO.

A OAB/MS INSTITUIU A MEDALHA “JORGE ANTÔNIO SIUFI” ANUALMENTE AOS ADVOGADOS(AS) QUE SE DESTACAM EM SUA ATIVIDADE ADVOCATÍCIA.

ESCREVEU LIVRO INTITULADO “CATIÇA DE GATO” CRÔNICAS PUBLICAÇÃO DAS EDIÇÕES ACADÊMICAS DA ACADEMIA DE LETRAS E HISTÓRIA DE CAMPO GRANDE (MT). 1973 PREFÂCIO DE ACADÊMICO JOSÉ COUTO VIEIRA PONTES.

O COMPETENTE ESCRITOR JOSÉ COUTO VIEIRA PONTES, FUNDADOR DESSA A.S.L JUNTAMENTE, COM ULISSES SERRA E OUTROS IMORTAIS, ASSIM ENFOCOU O PERFIL DO IMORTAL JORGE ANTÔNIO SIUFI:

SABE VER, COM EXCELENTE ACUIDADE, OS DETALHES DAS COISAS, AS SINGULARIDADES DOS FATOS, COM HUMOR E IRONIA, SUGERINDO MUITAS VEZES, AO INVÉS DE DIZER EXPRESSAMENTE COM A PALAVRA, COMPANHEIRA TIRÂNICA DO ESCRITOR. ESSA QUALIDADE CONFERE ÀS SUAS CRÔNICAS UMA ESPONTEIDADE HOJE DESEJADA.”

APENAS PARA ENRIQUECER MINHA FALA, CITEMOS ESCRITORES CLÁSSICOS QUE SE DIVERTIRAM MUITO FAZENDO MEMES, ENFOQUE DE DOUGLAS ERALIDO EM “LISTAS LITERÁRIAS” EM 28.1.2021:

“ALGUNS ESCRITORES QUE TAMBÉM POSSUIAM O ESTILO DO HUMOR COMO GREGÓRIO DE MATOS, QUE A CRÍTICA LHE CONCEDEU A ALCUNHA DE BOCA DO INFERNO, MACHADO DE ASSIS, CLARICE LISPECTOR, LAURINDO RABELO, DU BOCAGE, MÁRIO QUINTANA, CECÍLIA MEIRELLES, HILDA HILST, CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, LIMA BARRETO E FRANCOÍS RABELAIS.”

O IMORTAL JORGE ANTÔNIO SIÚFI TAMBÉM COLABOROU COM O “SUPLEMENTO CULTURAL” PUBLICADO NO “CORREIO DO ESTADO” EDITADO AOS SÁBADOS, MERCÊ DA FIDALGUIA DOS DONOS DESSE TRADICIONAL JORNAL DE CAMPO GRANDE QUE É MUITO LIDO. ESSE JORNAL TEM COLABORADO HÁ MUITOS ANOS COM A ASL.

JOSÉ BARBOSA RODRIGUES E DONA HENEDINA HUGO RODRIGUES E ANTÔNIO JOÃO HUGO RODRIGUES SÃO FUNDADORES DO CORREIO DE ESTADO E PERTECEM À ASL.

Por tais razões, querido colega e CARISMÁTICO JORGE ANTÔNIO SIÚFI, jamais morrerá, pois permanecerá para todo o sempre vivo espiritualmente, porque é imortal e por pertencer a essa gloriosa Academia Sul-Mato-Grossense de LETRAS da qual foi um de seus fundadores.

Era uma felicidade estar em companhia do benquisto Jorginho.

ELE DEU GLAMOUR PARA CAMPO GRANDE/MS.

Uma curiosidade, quando cantava não gostava que o ouvinte ficasse conversando ou não prestando atenção, ameaçando algumas vezes de parar de cantar.

Mas, não parava e sua arma era seu humor felino e SUTIL.

Que o grande arquiteto do universo, em sua bondade infinita LHE DÊ A PAZ ETERNA. OREMOS AO SENHOR POR ELE, VEZ QUE SE ENCONTRA NA ETERNIDADE.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?