Prêmio Innovare busca novas ideias para a Justiça

O VI Prêmio Innovare – O Judiciário do Século XXI teve seu lançamento oficial em Brasília, nesta quinta-feira (25), em cerimônia na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Anteriormente também foi lançado nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, nas sedes dos Tribunais de Justiça locais. O Prêmio é realizado anualmente pelo Instituto Innovare com o apoio de várias entidades públicas e privadas. Neste ano, o tema do prêmio é “Justiça rápida e eficaz”. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho.
O Prêmio tem por objetivo identificar, difundir e multiplicar práticas pioneiras e bem-sucedidas de gestão do Poder Judiciário para a modernização, melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços. Segundo o vice-presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, para o Tribunal, é motivo de orgulho sediar o lançamento oficial do Innovare em Brasília. “O Poder Judiciário está em constante aperfeiçoamento e o Prêmio Innovare faz parte disso. O concurso ajuda o Judiciário a enfrentar esse grande desafio que é a crescente demanda de processos”, enfatiza.

Mais de mil ideias

Desde a sua primeira edição, em 2004, o Prêmio Innovare formou um banco de dados com mais de mil práticas inovadoras, que estão disponíveis no site da organização (www.premioinnovare.com.br), bem como na coleção “A Reforma Silenciosa da Justiça”, que publica os trabalhos homenageados e contemplados.

“O Innovare é um esforço para dar visibilidade às ideias desenvolvidas para a melhoria do Judiciário, mas não é só uma premiação, é muito mais que isso – buscamos dar notoriedade a essas práticas e reconhecimento ao trabalho das pessoas que apresentam as ideias pela melhoria da Justiça, além de ser um agradecimento da sociedade a essas iniciativas”, salienta Pedro Freitas, diretor do Instituto Innovare e vice-presidente do Conselho Superior da entidade.

Em sua sexta edição, o Innovare ressalta o tema “Justiça rápida e eficaz”, com destaque à comemoração dos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, ocorrida em 2008. Além de troféus e diplomas, o vencedor de cada categoria vai receber a importância de R$ 50 mil. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho. Podem concorrer magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos e advogados de todo o país em cinco categorias: Tribunal, Juiz individual, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia.

Parceria de sucesso

O Instituto Innovare é presidido pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e seu conselho superior é composto pelos dirigentes das seguintes instituições públicas e privadas: Organizações Globo, Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Todos os detalhes sobre o prêmio, os trabalhos apresentados nos anos anteriores e o regulamento da sexta edição estão disponíveis no site www.premioinnovare.com.br. Mais informações também podem ser obtidas junto à Secretaria Executiva do Instituto Innovare pelo telefone (21) 2540-4468.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?