Peluso pede que ministros tenham acesso antecipado ao processo do Mensalão

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, solicitou, nesta quarta (14/12), ao ministro Joaquim Barbosa – relator da ação penal (AP 470) do “Mensalão” (escândalo de corrupção ocorrido no primeiro mandato do Governo Lula) – que encaminhe a todos os ministros da suprema corte a cópia integral dos autos.

De acordo com informações do STF, o objetivo do requerimento é a agilização da análise e do trâmite da matéria, que investiga 38 pessoas, dentre políticos, lobistas e empresários, acusadas de envolvimento em esquema de financiamento de parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político ao governo. As informações aos ministros devem ser repassadas em mídia eletrônica.

Pedido alternativo – Peluso requereu, alternativamente, que Joaquim Barbosa autorize a Secretaria Judiciária do Supremo Tribunal Federal a extrair e distribuir, também por meio eletrônico, cópias do processo, em caráter sigiloso.

Explanou o presidente do STF sobre seu requerimento: “Como é óbvio, (isso) facilitará o árduo trabalho de elaboração dos votos e evitará riscos inerentes à inevitável delonga do processo”, pontuou Cezar Peluso, complementando a: “necessidade de preparar e não retardar ainda mais o julgamento de causa da maior complexidade”.

Como Joaquim Barbosa se encontra em licença médica, o material requerido por Cezar Peluso deverá ser encaminhado aos demais ministros do STF após o seu retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?