Novo visual de Lula provoca manifestações de carinho

Sensibilizados pela divulgação da imagem de Luiz Inácio Lula da Silva sem cabelo e barba, admiradores e companheiros de partido divulgaram novas mensagens de apoio pela Internet ao ex-presidente, que faz tratamento quimioterápico contra um câncer de laringe.

Pelo Twitter, o deputado federal e ex-presidente do PT Ricardo Berzoini (@ricardoberzoini) afirmou que Lula “fez barba e cabelo, e o bigode será em 2012, na eleição municipal”.

Horas depois, Berzoini chegou a discutir, pelo Twitter, com uma usuária que o acusou de “usar a doença de Lula com fins políticos”. Ao estadão.com.br, ele esclareceu que usou o ditado “barba, cabelo e bigode” como parte de “uma brincadeira típica de redes sociais”.

A cena fotografada por Ricardo Stuckert – que acompanhou Lula desde o início de seu governo, em 2003 – foi reproduzida por agências de notícias internacionais e saites de grandes jornais do mundo. A imagem foi publicada no topo da página principal do espanhol El País (elpais.com), que relatou que o ex-presidente apareceu “calvo e sem barba, mas com bigode e sorridente”.

O argentino La Nación (lanacion.com.ar) também estampou a foto de Lula em sua página principal, lembrando que sua barba chegou a ser um símbolo e objeto de provocações na campanha presidencial de 1989. Mais de 50 leitores do jornal publicaram mensagens de apoio ao ex-presidente na página.

O Clarin (clarin.com), também da Argentina, relata que a ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou a barba do marido com paciência e ternura, dando a Lula “uma aparência completamente diferente”. O francês Le Figaro (lefigaro.fr) reproduziu informações da agência France-Presse, avaliando que “o resultado é uma mudança radical da imagem que o caracterizou por décadas o carismático Lula”.

Na semana passada, em Brasília chegou-se a especular que a Gillette teria oferecido R$ 1 milhão para que Lula aceitasse raspar a barba em fotos para uma campanha publicitária com cachê de R$ 1 milhão, para ser distribuído a entidades assistenciais. A repercussão não foi boa e a Gillette recuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?