MPF/PE obtém condenação por tráfico internacional de cocaína

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco obteve a condenação, na Justiça Federal, do publicitário baiano Jailton de Sena Santana pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes e associação para fins de tráfico, previstos na Lei Antidrogas. Jailton foi condenado a 16 anos de reclusão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado, não podendo apelar em liberdade. A sentença atende a pedido feito em denúncia pelo MPF/PE.

De acordo com a denúncia, Jailton havia se associado para fins de tráfico de entorpecentes com o argentino Pablo Ramón Corrêa, recrutando, em Salvador (BA), Renan Santa Bárbara de Cerqueira para que fossem transportados 4,7 kg de cocaína para Madrid, na Espanha. Renan foi preso em flagrante quando tentava embarcar num voo para Lisboa, da companhia aérea TAP. A viagem teria sido financiada por Pablo e Jailton, cujo irmão – Jeferson de Sena Santana – já havia sido preso, dias antes, também quando tentava embarcar com cocaína num voo para Portugal.

Jailton de Sena Santana também foi condenado ao pagamento de multa. Ao negar a possibilidade de o réu apelar em liberdade, o juiz federal reforçou na sentença que se trata de cidadão que circula com grande facilidade pela América Latina e Europa, com contatos que vão desde a Argentina à União Europeia. Reforçou, ainda, que o réu repetiu, num intervalo menor do que 15 dias, a prática do crime por pelo menos duas vezes. Da condenação, ainda cabe recurso.

Processo nº 2009.83.00.003983-7 – 4ª Vara Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?