Autoridades defendem educação para ressocializar presos

As portas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas se abriram para receber um debate que irá repensar o modelo do sistema penal maranhense. A cerimônia de abertura da 10ª Semana do Encarcerado, que acontece até o dia 19, reuniu representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Pastoral Carcerária e internos da penitenciária. Em 10 anos do evento, o foco continua a busca pelo fortalecimento da paz e da justiça social.

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmam), desembargador Lourival Serejo insistiu na necessidade de políticas eficazes de educação como estratégia para a recuperação dos encarcerados. “A Esmam pretende estar aqui para ajudar nos projetos de educação prisional. Aposto na vocação do homem para se libertar. Precisamos torná-los capazes de retornar à sociedade, sem que voltem ao crime”, disse em pronunciamento.

Em Pedrinhas está instalada uma escola estadual que funciona precariamente há 22 anos. A promotora de Execução Penal, Doracy Reis, defendeu investimentos na sua estrutura. “Vamos começar, então, pela reestruturação da escola penitenciária. Trazendo a educação de qualidade para o presídio, vamos conseguir libertar esses homens e mulheres da escuridão”, assegurou.

O padre Luca Mainente, da Pastoral Carcerária, conclamou os segmentos representados a procurar instrumentos em suas próprias áreas, para promover as mudanças de que necessita o sistema prisional. “Cada um pode entrar em diálogo com a sociedade a partir do seu lugar de luta”, ressaltou.

Quem vive as dificuldades de estar em uma penitenciária, como o detento Luís Alberto, preso há 7 anos, quer uma chance para recuperar a cidadania perdida. “Com os trabalhos que faço aqui, virei outra pessoa. Estou pegando o gostinho de trabalhar e de ganhar dinheiro honestamente”, disse.

Por relatos como esse que o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Carlos James Moreira Silva, exclamou: “é possível ressocializar o preso”.

Programação

A Coordenadoria Especial de Assistência aos Encarcerados da Corregedoria Geral de Justiça, com apoio da Esmam, doou materiais de higiene pessoal e brindes a serem distribuídos no dia 16, em comemoração ao Dia dos Pais.

Como parte da programação da 10ª Semana do Encarcerado, serão ministradas oficinas de valorização humana, de leitura, e de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Acontecerão também campanhas de vacinação e de aplicação de flúor.

Haverá manifestações culturais ao longo da semana e palestras sobre os requisitos para a concessão do livramento condicional e a progressão de regime na atual sistemática processual, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?