Pequenos, Médios e Grandes Negócios

De acordo com a sua maneira e disponibilidade todas as atividades devem possuir organização suficiente para o desenvolvimento de estratégias, planejamentos e metas. Em comum, somente isso, pois o tamanho das organizações e suas realidades distanciam naturalmente dos meios pelos quais fazemos os processos formadores das culturas organizacionais.

No histórico das realizações empresariais verifica-se que o êxito de um projeto tem uma ponderação entre criatividade e disponibilidade. Quanto menor a disponibilidade maior será a necessidade criativa para produção de valores positivos dentro da gestão do tempo necessário a sua implantação.

Os novos negócios normalmente não quebram por insuficiência de idéias e talentos, mas pela ausência do capital suficiente para sua maturação. Fica muito complicado quando se sonha em fazer algo que não está acompanhado de disponibilidade de recursos. Portanto, é fácil analisar porque os índices de acertos são mais freqüentes nas grandes organizações, não por serem mais talentosas, mas por uma realidade mais flexível das possibilidades de captação e disponibilidade dos capitais para compor os investimentos.

Verifica-se que a grande maioria dos projetos desastrosos ocorre pelo excesso de confiança e conseqüente expectativa de resultados rápidos, que nem sempre acontecem, pois passam pela adequação humana e limitações materiais.

Quando se mergulha em um projeto ou mesmo quando se necessita de uma nova oportunidade na vida, deve-se tomar o devido cuidado deixando de lado a empolgação e ansiedade que todos temos em iniciar as coisas no tempo mais rápido possível. Neste caso, velocidade poder ser sinônimo de atropelamento, pois amplia pela ausência de um plano B, as possibilidades de desistência a causa, mesmo quando aparentemente as coisas não estão indo tão ruins.

Não é tão difícil produzir algo que possa se viabilizar, desde que estejam completados de alternativas de segurança, para assegurar seu êxito e assim permitir que seu retorno aconteça dentro de um processo natural, normal, que não inclua e misture nossas inconstâncias temporais de desespero e ansiedade. Mas que detenha a expertise em não se perder a lógica necessária ao andamento do próprio negócio e assim possa caminhar para a absorção homeopática dos propósitos e resultados.

Tenho visto grandes empreendimentos, que não deram certo por previsões e expectativas de curto prazo, que estavam andando, mas ultrapassaram o limite do tempo e a relação dos custos para tocá-lo em frente. Por outro lado tenho observado negócios não tão atrativos, mas com a existência de um sistema de maturação natural, que acabaram por gerar resultados não tanto pela idéia, mas pela forma segura negociada para sua implantação, envolvendo executores, capitalistas e fornecedores no processo de compra antecipada, apoio e subsídios para o projeto.

Tenha grandes idéias, mas não se esqueça de aprender a vendê-las aos mais próximos, criando garantias para pulverização dos riscos, que invariavelmente alteram e prolongam o planejamento inicial, provocando um retardamento das receitas ou mesmo custos adicionais não previstos.

Soluções para cobrir os ajustes são muitas. As mais onerosas são aquelas dependentes dos sistemas tradicionais de financiamentos. Ninguém merece arcar com os juros exponenciais do sistema financeiro ou ser suportado com os empréstimos das “factorings”.

Use e abuse da sua capacidade de convencimento pela busca dos patrocinadores, planeje e coloque sua competência para trabalhar duro, pois se sua idéia for realmente boa, não haverá a necessidade de ser articulada em forma de isolamento.

Aprenda a trabalhar com segurança criando um plano elástico que suporte a construção dos seus sonhos, antes mesmo da sua implantação, já que não adianta buscar recursos quando da inexistência de garantias, e assim tenha no seu próprio potencial a maior arma de credibilidade para poder convencer investidores e assim assegurar a construção do sucesso.

A grande venda de um projeto é a de poder garantir o seu sucesso antecipadamente, frente à exposição dos detalhes que despertem o interesse dos potenciais envolvidos.

Pense nisso você pode estar garantindo as devidas carências para cobrir com êxito as fases necessárias a sua implantação. A opção pelos parceiros será um bom inicio, pois a credibilidade a ser vendida por você deve incluir não só os aspectos financeiros, mas também o máximo de suporte técnico daqueles que já possuem vivência no mercado pretendido.

Autor: Wanderley Rosendo de Souza
Contato: wanderleyrosendo@yahoo.com.br
Advogado, Mestre e Doutor em Direito Tributário pela USP. Contador pela Puc – Campinas, Comércio Exterior pela Faculdade Getulio Vargas).

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