TST recebe software que fará a gravação de audiências

O TST e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) receberam o software de gestão e gravação audiovisual de audiências, elaborado pela Comissão de Informática do TRT da 9ª Região (PR). Intitulado “Fidelis”, o programa permitirá a gravação e degravação de audiências e de eventos realizados nas salas de sessões de Varas do Trabalho e de Tribunais Regionais. A ferramenta surgiu da necessidade de se examinar e recuperar com mais rapidez trechos específicos dos depoimentos das audiências e teve o apoio do CSJT no avanço do projeto.

O “Fidelis” vai funcionar como uma espécie de lápis de cor, que pintará variados assuntos de um depoimento com cores diferentes, de forma a organizar o registro oral. Ele será capaz de fazer marcações eletrônicas de tempo ao longo da gravação, separando os trechos pela qualificação do depoente (como autor, preposto, testemunha do autor e testemunha do réu), por assuntos e subtemas, conforme a Tabela de Assuntos do CNJ (liberação de guias, horas extras, FGTS, insalubridade).

Após a conclusão da gravação, o juiz instrutor assinará eletronicamente o arquivo, que será disponibilizado para consulta a magistrados, partes e advogados em ambiente virtual, um Portal de Audiências. O CSJT já estuda a implantação da nova ferramenta em toda Justiça do Trabalho, buscando o aprimoramento de rotinas e a integração dos órgãos trabalhistas. O software será colocado à disposição de todos os órgãos do Poder Judiciário, por meio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?