Mais de 300 médicos formados na Bolívia querem atuar no Brasil

O Ministério da Educação (MEC) recebeu 601 inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), ao qual devem se submeter brasileiros ou estrangeiros que fizeram a graduação no exterior. Neste ano, há candidatos provenientes de 29 países. Vem da Bolívia o maior número de médicos: 320. Aparecem ainda na lista Cuba (146 inscritos), Argentina (58), Espanha (17), Alemanha (7), Rússia (4) e Estados Unidos (2).

A revalidação de diplomas de médicos ocorre em duas etapas. A primeira consta de provas objetivas, de múltipla escolha e discursiva, eliminatórias, marcadas para 28 de agosto em seis capitais (Brasília, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro e Campo Grande). Os aprovados na primeira fase participarão nos dias 1° e 2 de outubro de um exame prático para avaliar as habilidades clínicas.

No processo de revalidação de diplomas médicos deste ano, 37 instituições federais, estaduais ou municipais de educação superior estão credenciadas a emitir certificado. De acordo com as expectativas do ministério, todo o processo estará concluído até dezembro.

O exame foi aplicado pela primeira vez no ano passado em caráter experimental. O objetivo era desburocratizar o processo de revalidação dos diplomas de medicina estrangeiros. Contudo, dos 281 candidatos que compareceram à prova, apenas dois foram aprovados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?