Cobranças irregulares lideram queixas

Cobranças irregulares de serviços não contratados lideraram o ranking de reclamações contra os bancos. Em setembro deste ano, de 1.271 reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 237 eram sobre essa operação, que representou 18,65% do total.

Do total referente a esse tipo de reclamação, 156 foram contra o Banco do Brasil, 27 contra o Santander, 19 contra a Caixa Econômica Federal, 16 contra o Bradesco, 14 contra o Itaú e 5 contra o HSBC.

Em agosto, foram os débitos não autorizados que ficaram em primeiro lugar no ranking, com 503 queixas, o que correspondeu a 30,4% do total de 1.652 reclamações procedentes contra todos os bancos daquele mês. No caso das cobranças irregulares de serviços não contratados, em agosto, foram 242 queixas, o segundo maior número de reclamações e 14,6% do total.

Outras reclamações
Ainda em setembro deste ano, a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere aos débitos não autorizados, com 175 ocorrências, ou 13,8% do total.

Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram o Itaú, com 38 reclamações; a Caixa Econômica Federal, com 35; o Banco do Brasil, com 35 queixas; o Santander, com 31 reclamações; Bradesco com 28 reclamações e o HSBC com 4 queixas. Ainda, o BRB, o Citibank, o Barinsul e o BMG tiveram uma reclamação desse tipo cada.

Em terceiro, com 137 reclamações, ficaram as queixas sobre a Circular 3289, que trata de esclarecimentos incompletos ou incorretos. Elas representaram 10,7% do total. Na tabela abaixo é possível verificar as dez principais reclamações de setembro:

Reclamação Número Representação
Tarifas – Cobrança irregular – Serviços não contratados 237 18,65%
Conta – débitos não autorizados 175 13,77%
Circular 3289 – Esclarecimentos incompletos / incorretos 137 10,78%

Circular 3289 – Descumprimento de Prazo
104 8,18%
Tarifas – Cobrança irregular – Serviços diferenciados 81 6,37%

Concessão de crédito sem título adequado – Ausência de documento – Demais operações
55 4,33%
Concessão de crédito sem título adequado – Ausência de documento – Crédito consignado 50 3,93%
Segurança dos meios alternativos – Operações não reconhecidas 40 3,15%
Concessão de crédito sem título adequado – Documentação falsa – Crédito consignado 32 2,52%
Conta – Monitoramento inadequado 30 2,36%

Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 964 casos no mês passado. O número, frente a agosto, é quase 31,3% menor, uma vez que naquele mês foram 1.404 queixas procedentes contra estas instituições. Na comparação com setembro de 2010, houve alta de 23,9%.

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