Literatura – Alfredo D’ Escragnolle Taunay

ANOTAÇÕES DE ABRÃO RAZUK. advogado militante e ex-juiz de direito em MS membro da academia Sul-Mato-Grossense de letras e autor de diversos livros como:
1. Crimes Federais;
2. Enfoques do Direito Civil e Processual Civil;
3. Da Penhora, Editora Saraiva;
4. Dois verbetes na ENCICLOPEDIA SARAIVA DO DIREITO.


Alfredo D’ Escragnolle Taunay. Natural do Rio De Janeiro, nasceu em 1843 e faleceu em 1899 também no RJ. de família francesa, fez os estudos secundários no colégio Pedro II e formou-se em engenharia.

Durante a guerra do Paraguai serviu nessas armas em Mato Grosso e tomou parte na “Retirada da Laguna”, cujos lances dramáticos e heroicos imortalizou num livro em francês, traduzido depois, entre outros, por seu filho Afonso. Foi presidente de Santa Catarina e professor na escola militar. Explorou vários gêneros literários: o romance, conto, narrativas de viagem, drama e história.

Em sua formalidade há uma aparente contradição: é um dos mais brasileiros como escritor e dos mais estrangeiristas, como político.

Este último aspecto é explicável por sua origem e opinião de precisar à brasileira do influxo da mestiçagem e orientação europeia, o que externa em seus livros “Casamento civil” e “naturalismo”. O primeiro aspecto procede de suas viagens pelo nosso interior, amor à natureza e dotes de observação.

Sua bagagem literária apresenta: “a Retirada Da Laguna”; “Inocência”; sua obra prima “a Mocidade de Trajano”; “ouro sobre azul”; “narrativas militares”.

O encilhamento, sobre a situação de quebra econômica provocada pela orientação de Rui Barbosa no Ministério Da Fazenda”. Seu estilo não é de grandes arroubos de imaginação, mas de realismo nas cenas e paisagens apresentadas.

Outros livros a mencionar: “Dias De Guerra E De Sertão”; “Histórias Brasileiras”; “Memórias”; “Reminiscências”;

Esse enfoque foi anotado por mim em 2/8/1962 quando aluno do curso bandeirantes, do Prof. João Batista Castelões – preparatório ao vestibular de direito. Grande mestre e professor do colégio Bandeirantes De São Paulo.

Campo Grande/MS, 22 de novembro de 2021. (segunda-feira).


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?