Rio Grande é o primeiro município brasileiro a contar com processo eletrônico

O Rio Grande é o primeiro município do Brasil a contar com o processo eletrônico, em projeto-piloto desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), órgão já interligado desde agosto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que pretende concluir a remessa virtualizada dos processos que correm na Justiça Federal do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina até fevereiro de 2010.

O presidente do TRF-4, desembargador federal Vilson Darós, explicou que, a partir da instalação do processo eletrônico, todas as ações que vão ser ajuizadas na respectiva subseção passarão a ser virtuais. Segundo ele, os processos em andamento continuarão funcionando na forma física, ou seja, em papel, convivendo pacificamente com o processo eletrônico. Aos poucos, entretanto, tais processos em papel serão reduzidos até não existirem mais.

O desembargador destacou o fato de o sistema vir a permitir que todos possam ter acesso aos processos, “seja de qualquer lugar do Brasil ou mesmo fora do país, via Internet, sem qualquer custo, podendo peticionar ou visualizar o andamento, sem qualquer problema”. Com a implantação do novo sistema, o TRF-4 oferecerá cursos de treinamento para os públicos interno e externo – funcionários da Justiça Federal, advogados, procuradores e usuários diversos – em todos os locais que vão receber o processo eletrônico.

O projeto de virtualização processual já vem sendo desenvolvido pela JF da Região Sul há alguns anos. O processo eletrônico (chamado de e-proc) foi instalado inicialmente em 2003, nos Juizados Especiais Federais (JEFs) das cidades de Londrina (PR), Florianópolis, Blumenau (SC) e Rio Grande. Com o sucesso da experiência, o sistema começou a ser implantado gradativamente em outras unidades dos JEFs da 4ª Região (RS, SC e PR) e, a partir de março de 2007, passou a ser utilizado por todos os juizados federais cíveis do Sul do país, bem como as Turmas Recursais e a Turma Regional de Uniformização. Em dezembro de 2006 foi implantado o Diário Eletrônico da JF da 4ª Região.

O sistema, desenvolvido por equipe de servidores da própria JF da 4ª Região, permite o protocolo de novas ações de forma totalmente eletrônica. Desde a petição inicial, tudo é feito virtualmente, não existindo mais o processo físico, em papel.
Paralelamente a esse novo sistema, que será implantado gradualmente em todas unidades da Justiça Federal da Região Sul até 11 de fevereiro de 2010, o TRF4 deve iniciar, em novembro, a digitalização das ações já existentes em papel e que chegam à corte em grau de recurso. Desde setembro, o TRF4, aderindo ao projeto do STJ “Justiça na Era Virtual”, já está encaminhando os recursos especiais ao STJ por meio eletrônico, após digitalização de todas as peças do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?