Presidente do STF manifestou preocupação com tentativa de intimidação do Judiciário

Preocupado com a situação de processos relacionados a crimes de mando em Alagoas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, manifestou, nesta terça-feira (04), sua intenção de retornar brevemente a Alagoas para fortalecer a atuação do Judiciário alagoano no enfretamento do problema.

Mendes recebeu no início da tarde, em seu gabinete, a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, pouco antes da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que divulgará as conclusões do relatório sobre o Judiciário alagoano.

A presidente do TJ/AL revelou ao presidente do STF sua preocupação com o que chamou de “tentativa de intimidação contra alguns integrantes do Judiciário alagoano”, assacada por parlamentar que havia sido afastado do cargo por decisão da Justiça de Alagoas, acusado de participação no desvio de recursos da Assembleia Legislativa Estadual.

Acompanhada do desembargador-corregedor José Carlos Malta Marques, a chefe do Judiciário alagoano, repassou ao ministro Gilmar Mendes farta documentação que comprovaria a intimidação ao Judiciário. Ele revelou preocupação com os fatos relatados pela presidente do TJ/AL. “Irei tomar providências. Inclusive pretendo retornar a Alagoas para verificar a situação de processos relacionados a crimes de mando”, disse o ministro, afirmando ter conhecimento do suposto envolvimento de políticos nesses crimes em Alagoas.

“É importante a criação de uma força tarefa, envolvendo a atuação da Polícia Federal”, ponderou Mendes, ao reiterar que só o Tribunal de Justiça tem competência para julgar deputados estaduais, conforme reiterados posicionamentos judiciais. Ele incentivou o Judiciário alagoano na adoção de medidas que dinamizem a tramitação dos processos relacionados a crimes de mando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?