Judiciário de MS tem 29 comarcas digitais

Desde a última sexta-feira, dia 14 de outubro, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul passou a contar com mais duas comarcas digitais: Nioaque e Rio Negro. O Estado passa a contar com 53,7% de suas comarcas digitalizadas.

No último dia 3 de outubro a Comarca de Deodápolis passou a ser a 27ª Comarca Digital de MS, estabelecendo metade do Estado já operando com processo digital, pouco mais de um ano desde a implantação do projeto piloto de digitalização de comarcas.

A experiência do processo digital começou a funcionar em Mato Grosso do Sul em fevereiro de 2005 com o projeto piloto da 10ª Vara do Juizado Especial. Como não havia precedentes no país, foi preciso que as equipes do Tribunal de Justiça desenvolvessem o conhecimento necessário para a digitalização de processos.

Cinco anos depois, com o aperfeiçoamento da tecnologia, tornou-se possível a digitalização das varas da justiça comum e até mesmo de comarcas inteiras que teve início em junho de 2010, com o piloto em Dois Irmãos do Buriti.

Neste ano de 2011, as inovações continuam: no dia 2 de setembro, um marco para o Estado foi a realização do primeiro júri digital do país. O feito foi realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande. Não houve papel, de modo que jurados, advogados, promotores, juiz e demais presentes visualizavam o processo por meio de notebooks e por um telão projetado no auditório do Tribunal do Júri.

O Poder Judiciário sul-mato-grossense desponta no cenário nacional, pioneiro na adoção do formato digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?