Uma mulher é violentada de 20 em 20 horas em Cuiabá e Várzea Grande

A violência sexual contra as mulheres de todas as idades, principalmente contra crianças e adolescente, é muito maior do que se imaginava. Em oito meses – de janeiro a outubro – um total de 376 pessoas do sexo feminino sofreram alguns tipo de violência sexual. É mais de um caso por dia, ou uma vítima de 20 em 20 horas em um ano em que ainda faltam dois meses para terminar. Até mulher deficiente mental foi violentada,

O que mais chama atenção dos números oficiais da Polícia Civil, no entanto, é que esses eles são referentes apenas casos registrados em Cuiabá e Várzea Grande, a chamada região metropolitana de Cuiabá. Se computados com números do interior, a estatística é bem mais amedrontadora.

No total geral, segundo dados da Polícia, Cuiabá registrou 318 casos de violência contra mulheres em oito meses. No mesmo período, Várzea Grande houve 58 estupros contra mulheres.

Somente as pessoas do sexo feminino, consideradas como “pessoas vulneráveis”. Ou seja, meninas com idade inferior a 13 anos sem nenhum tipo de defesa contra seus agressores idade tiveram os índices de violência mais alto do Estado e um dos mais altos do País.

Em Cuiabá, Polícia registrou 155 casos de estupro de “pessoas vulneráveis”. Outras 25 pessoas da mesma faixa de idades foram estupradas em Várzea Grande. Ou seja, 180 meninas com menos de 13 anos foram violentadas.

As mulheres com mais de 17 anos de idade também sofreram todos os tipos de violência contra seus agressores, também conhecidos como “maníacos sexuais”. Em Cuiabá, 114 mulheres foram estupradas em oito meses. Em Várzea Grande, no mesmo período, outras 28 mulheres foram violentadas.

Natureza Ocorrência CUIABA VARZEA GRANDE
ESTUPRO DE VULNERÁVEL 155 25
ESTUPRO 104 28
ESTUPRO(TENTADO) 40 2
ESTUPRO DE VULNERÁVEL(TENTADO) 16 3
ESTUPRO DE ENFERMO, DEFICIENTE MENTAL, OU QUE NÃO TENHA DISCERNIMENTO PARA A PRÁTICA DO ATO, OU QUE NÃO POSSA OFERECER RESISTÊNCIA 1 0
ESTUPRO DE VULNERÁVEL SEGUIDO DE LESÃO CORPORAL GRAVE 1 0
ESTUPRO SEGUIDO DE LESÃO CORPORAL GRAVE OU CONTRA VÍTIMA MENOR DE DEZOITO E MAIOR DE CATORZE ANOS 1 0

Total geral
Cuiabá 318
Várzea Grande 58

Fonte: BOLETIM DE OCORRÊNCIA – PJC
Elaborado: Gerência de Estatística/PJC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?