Tempo na TV – Maluf não pode usar ‘relaxa e goza’ sem citar crise aérea

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Paulo Maluf (PP), além de ser obrigado a tirar de sua propaganda a frase “relaxa e goza” de forma descontextualizada, da adversária Marta Suplicy (PT), perdeu na TV o dobro do tempo utilizado para a veiculação dela. Para o juiz Claudio Luiz Bueno de Godoy, auxiliar da propaganda da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Maluf utilizou a frase fora do contexto da propaganda eleitoral. Ainda cabe recurso.

O advogado Eduardo Nobre, que representa Maluf, explicou que o candidato pode continuar a usar a frase. Mas desde que a use no contexto da crise aérea, quando Marta deu a polêmica declaração à imprensa.

Na decisão, Bueno de Godoy disse que a penalidade não foi aplicada pelo uso da famosa frase dita por Marta. E sim porque está fora do tema da propaganda veiculada, que explorava os problemas da saúde, “levando à crença de que a candidata não se importa com os destinos das carências conhecidas na área do atendimento à saúde”.

A propaganda foi levada ao ar em bloco na televisão e na forma de inserções no rádio e na TV. A liminar para que a frase de Marta fosse retirada da propaganda foi dada pelo mesmo juiz, no dia 2 de setembro.

A decisão foi concedida com base nos artigos da legislação eleitoral que vedam a utilização de trucagem ou montagem que desvirtue a mensagem de sua finalidade de informação e convencimento.

Revista Consultor Jurídico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?