Orientações normativas – AGU uniformiza entendimentos para balizar sua atuação

A Consultoria-Geral da União (CGU) criou um grupo de trabalho para uniformizar os entendimentos sobre questões envolvendo licitações e contratos. Serão formuladas 40 orientações normativas, similares às súmulas da Advocacia-Geral da União. A previsão é que as orientações estejam prontas até final de dezembro.

O grupo foi apresentado pelo consultor-geral da União, Ronaldo Jorge Araujo Viana Júnior, nesta quinta-feira (30/10), na reunião do Colégio de Consultoria. O colégio reúne consultores da AGU que atuam nos ministérios.

As orientações, depois de aprovadas pelo advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, irão balizar a atuação dos membros das áreas de contencioso e do consultivo da AGU.

Com as novas orientações, a CGU quer que os advogados públicos tenham mais tempo para questões mais relevantes. Para Viana Júnior, a falta de uniformização fragiliza a atuação da advocacia pública.

O grupo quer identificar os pontos críticos que permitem fraude no processo licitatório ou na execução de contratos como aquisição e restauração de obras de arte, compra ou locação de imóvel, execução de obras e serviços de engenharia, entre outros.

“Trata-se de uma verdadeira revolução. Além das evidentes vantagens da uniformização de manifestações, haverá um ganho em nossa relação com o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público, que há anos indagavam sobre essa orientação uniforme em matéria tão sensível”, explicou Viana Júnior. Os advogados públicos, que atuam nessa área, já enviaram contribuições.

Revista Consultor Jurídico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?