Comissão encarregada de sistematizar a análise dos dados necessários à definição dos critérios técnicos que pautarão a destinação de novas varas federais iniciou seus trabalhos nesta quinta-feira (17), em reunião realizada na sede no Conselho da Justiça Federal (CJF). Desde a edição da Lei n. 12.011, de 04/08/2009, que criou 230 novas varas na Justiça Federal, o CJF vem coletando uma série de dados em todo o país com o objetivo de embasar a definição dos critérios norteadores da instalação das novas varas. A Comissão composta por juízes federais e servidores, instituída em 11 de dezembro último pela Portaria n. 90, do presidente do CJF, ministro Cesar Asfor Rocha, terá um prazo de 90 dias para analisar os dados coletados e sistematizar os critérios técnicos.
A Lei n. 12.011 determina que informações como a demanda processual, inclusive aquela decorrente da competência delegada, a densidade populacional, o índice de crescimento demográfico, o Produto Interno Bruto, a distância de localidades onde haja vara federal e as áreas de fronteiras consideradas estratégicas, sirvam de parâmetro para a construção desses critérios. Pela Lei, caberá ao CJF a definição dos locais de instalação das novas varas, com base nesses critérios técnicos.
A comissão é composta pela juíza federal Germana de Oliveira Moraes, da Seção Judiciária do Ceará, e pelo juiz federal Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, que exercerão, respectivamente, os cargos de presidente e vice-presidente. Também fazem parte da comissão os servidores Cláudio Machado Pinto, Renato de Oliveira Paes, Sheila Campello Farias Gibaile e Tarcísio Leal de Araújo, todos do CJF.
Segue, abaixo, o texto integral da Portaria n. 090, que instituiu a comissão:
PORTARIA N. 090, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2009.
Institui comissão para proceder a estudos sobre a localização das varas federais criadas pela Lei n. 12.011, de 4 de agosto de 2009.
O PRESIDENTE DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL, usando de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º Instituir comissão para, no prazo de noventa dias, proceder a estudos sobre a localização das varas federais criadas pela Lei n. 12.011, de 4 de agosto de 2009.
Art. 2º A comissão será composta pela Juíza Federal Germana de Oliveira Moraes, da Seção Judiciária do Ceará, e pelo Juiz Federal Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, que exercerão, respectivamente, os cargos de Presidente e Vice-Presidente, bem como pelos servidores Cláudio Machado Pinto, Renato de Oliveira Paes, Sheila Campello Farias Gibaile e Tarcísio Leal de Araújo, do Conselho da Justiça Federal.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Ministro CESAR ASFOR ROCHA
29 de janeiro
29 de janeiro
29 de janeiro
29 de janeiro