Cinco passos para você gerar mais valor e encantar o seu cliente

Por Leonardo Moraes, Administrador de empresas, pós-graduado em marketing e vendas, consultor especialista em gestão de escritórios, estratégia de negócios jurídicos, gestão financeira e marketing jurídico. Experiência e vivência com mais de 09 anos na gestão e consultoria para escritórios de advocacia de diversos portes nas principais capitais brasileiras. Sócio do escritório Leonardo Moraes Empreendedorismo Jurídico https://leonardomoraes.me/


Entregar apenas a solução jurídica para o seu cliente é como dar um tiro no pé.⠀

Por que eu estou te falando isso.

Agir dessa forma e focar apenas na solução jurídica se esquecendo dos outros detalhes que o cliente valoriza é pensar apenas no curto prazo.

E Eu já presenciei sem querer, uma vez dentro do uber, o motorista reclamar do escritório que eu estava indo atender, pois ele alegava que precisava fazer um acerto financeiro de um acordo do seu processo e o mesmo ficou de entrar em contato, e nesse intervalo já haviam se passado seis meses e nenhum retorno.

Estou mostrando esse exemplo por que o escritório também é interessado, assim como o cliente, pois ele irá receber os seus honorários, fruto do seu trabalho.

O grande problema é não mapear e explorar esses pontos de contato fundamentais que um cliente enxerga como primordiais em uma boa parceria de negócios.

Sim, estamos falando de negócios, pois envolvem duas partes, valores, riscos, negociação etc.

Logo abaixo eu cito os cinco elementos primordiais que você precisa explorar e atender no ciclo de vida do cliente dentro do seu escritório.

Sem eles você está apenas entregando uma solução, sendo que ele busca mais do que isso.

É um ciclo que nunca acaba e periodicamente você precisa rever todas essas etapas.

1) Empatia

Se colocar no lugar do seu cliente e entender a sua situação atual, desejos e necessidades é fundamental para a construção de uma parceria.

2) Confiança
É o principal, se não, o mais importante em uma relação entre você e o seu cliente, seja transparente e responsável com a causa dele.

3) Experiência

Proporcione a melhor experiência para o seu cliente se sentir acolhido do início ao fim do processo, seja no contato inicial, no atendimento on-line, no telefone, e-mails, e reuniões etc.

4) Entrega

Aqui é o momento de surpreender e encantar o seu cliente, é a hora da verdade. Ou seja, o encontro do valor pago com o valor recebido. Entregue mais do que prometer, sempre.

5) Pós-Venda
É o momento de medir a satisfação da entrega de valor. Procure ter um relacionamento sempre próximo com o cliente, através de pesquisas de satisfação, eventos, informativos, reuniões etc.  ⠀

Entenda esse processo, aplique e você vai começar a perceber os resultados.