O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou no sábado (2/2) que o governo da Venezuela moverá ações legais contra o jornal espanhol El País, que publicou uma fotografia falsa do presidente, Hugo Chávez, em janeiro desse ano. A imagem, retirada de um vídeo do YouTube, mostrava um paciente entubado em uma cama de hospital.
“El País vai pagar caro, porque nós vamos processá-lo e vamos a fundo, com as leis que houver, seja lá, na Espanha, ou na Conchinchina”, disse Maduro em discurso na televisão.
“Chávez é um dos maiores filhos que esta pátria deu e por isso nos indigna tanto quando essa burguesia apátrida, com seus aliados internacionais, o atacam, denigrem (…), não respeitam sua situação de saúde”, finalizou o vice.
De acordo com Maduro, o presidente venezuelano já concluiu o ciclo pós-operatório e está em uma nova fase do tratamento em Havana. Chávez, de 58 anos, está desde 10 de dezembro em Cuba, onde foi operado pela quarta vez do câncer, detectado em junho de 2011.
A fotografia publicada não tinha assinatura de autor e o El País informou que não tinha “podido verificar de forma independente as circunstâncias em que foi tirada a imagem, nem o momento preciso, nem o local”, culpando “as particularidades políticas de Cuba e as restrições informativas que o regime impõe o tornam impossível”. A publicação não se desculpou com os familiares do presidente pela foto.
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro