A cada 100 advogados que foram às urnas eleger prefeitos e vereadores ontem (7), um estava disputando o pleito. Números do Tribunal Superior Eleitoral revelados pelo Consultor Jurídico mostraram que 7.549 advogados foram candidatos nestas eleições.
Segundo os dados da OAB, o total de profissionais do Direito em exercício no país gira em torno de 750 mil. Matematicamente, assim, cerca de 1%.
O número alto se deve, em grande parte, à cultura das faculdades de Direito, que já foram responsabilizadas por “criar” os políticos do país, quando se pregava a existência da “República dos bachareis”. A tradição de seguir o caminho da política se manteve, mas o cenário é outro, explica a cientista social Maria Tereza Sadek, em matéria assinada pelo jornalista Marcos de Vasconcellos. Com a profusão de faculdades de Direito, não é mais o caso de elas formarem a elite política do país, como no início do século XX.
No ranking com 246 profissões feito pelo TSE, os advogados aparecem em 14º lugar. Entre os 13 que precedem os profissionais do Direito, a única profissão “necessariamente diplomada” é a de professor. Já os outros podem ou não ter profissionais formados no ensino superior, como “servidor público municipal”, “agricultor”, “comerciante” e “dona de casa”.
e governador. Capriles pretende combinar o Estado com a iniciativa privada, contestando o sistema no qual, segundo ele, o Estado controla tudo.
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro