Os 27 ministros que compõem o Tribunal Pleno do Tribunal Superior do Trabalho realizaram sessão extraordinária, na tarde de ontem (15/10), e escolheram os nomes dos três desembargadores federais que passam a integrar a lista tríplice a ser encaminhada à presidente Dilma Rousseff para a escolha do novo ministro do TST.
Escolhidos – De acordo com informações do TST, foram escolhidos os nomes dos desembargadores Cláudio Mascarenhas Brandão (TRT-5 – BA) com 14 votos; Jane Granzoto Torres da Silva (TRT-2 – SP) com 19 votos; Lorival Ferreira dos Santos (TRT-15 – Campinas), que obteve 23 votos.
A lista será encaminhada à presidente da República, Dilma Rousseff, que escolherá um dos três nomes. O nome escolhido será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal – tanto o colegiado quanto o plenário da Casa Legislativa devem aprovar a indicação.
Após a aprovação do nome pelo Senado Federal, a presidente da República pode fazer a nomeação do escolhido, que estará apto a tomar posse no Tribunal Superior do Trabalho. O futuro ministro ocupará a vaga deixada pelo ministro aposentado Horácio Senna Pires.
Cláudio Mascarenhas Brandão – O desembargador é baiano do município de Ruy Barbosa. Sua atuação na Justiça do Trabalho tem início em 1981, como auxiliar judiciário no TRT-5. Chegou à magistratura em 1986, como juiz substituto em Juntas do Trabalho de Salvador e do interior da Bahia e de Sergipe. Foi promovido a desembargador em abril de 2004.
Granzoto Torres da Silva – A magistrada é natural da cidade de São Paulo. Também chegou à Justiça do Trabalho como servidora – atuou como auxiliar judiciário desde 1983. Está na magistratura desde 1990 e foi promovida ao TRT-2 em 2004.
Lorival Ferreira dos Santos – Paulista do município de Clementina, o magistrado é graduado em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araçatuba (1973) e Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Araçatuba (1978). É especialista em Direito das Relações Sociais e mestre em Direito Processual Civil. É magistrado da Justiça do Trabalho desde 1986 e está no TRT-15 desde 2002.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro