Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, em sessão administrativa realizada na noite de ontem (02/10), aprovaram o envio de tropas federais para mais 124 municípios brasileiros – 112 no Rio Grande do Norte, quatro em Alagoas e oito em Sergipe.
Segurança – A Agência de Notícias da Justiça Eleitoral, em nota, afirmou que o envio de tropas federais tem por objetivo garantir a segurança pública e a normalidade da votação, especialmente no dia das eleições.
Após receber os pedidos de envio de tropas federais, o Tribunal Superior Eleitoral faz a análise do requerimento baseado em informações apresentadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Posteriormente, a corte superior requer a manifestação do governador do Estado, que deve responder se concorda, ou não, com o envio das forças federais.
O TSE rejeitou ontem, no entanto, o pedido de envio de forças federais para 143 cidades do Piauí (63,84% do Estado). O relator do pedido, ministro Marco Aurélio de Mello, fundamentou seu voto pela rejeição do envio das forças federais: “O governador do Estado assevera a capacidade das forças locais de assegurarem a normalidade do pleito”.
Balanço – Após a decisão do plenário do TSE de ontem, já foram aprovados o envio de tropas federais para 268 municípios, em 10 unidades da federação (Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro).
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro