O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Des. Luiz Carlos Santini, estará na sede da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) nesta quarta-feira (27), às 8 horas, para a inauguração do Posto de Atendimento e Conciliação Extraprocessual (PACE), órgão que funcionará perante a Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial de Campo Grande (CBMAE).
Para que o PACE seja instalado, em setembro de 2009, o TJMS firmou convênio com a ACICG com a finalidade de realizar atendimentos e audiências de tentativa de conciliação extraprocessual, com posterior homologação judicial dos acordos obtidos, garantindo amplo acesso à justiça, contribuindo com a solução de conflitos e com a pacificação social.
Na prática, o cidadão que teve seu nome enviado ao SPC, por exemplo, procura o posto de atendimento em busca de acordo. Os conciliadores tentam a composição entre as partes e, se positiva, um juiz homologa o acordo. Isso contribui para que as partes tenham celeridade na resolução de seus conflitos e evita que novas demandas ingressem no Judiciário. Quando o atendimento não puder ser realizado pelo Posto de Atendimento, as partes serão encaminhadas aos órgãos de justiça competente.
Pela parceria, o Tribunal de Justiça treina os conciliadores, facilitando a homologação judicial dos acordos, e a Associação Comercial disponibiliza espaço físico para funcionamento do posto de atendimento, inclusive com mobiliário, equipamentos de informática, telefone e materiais de consumo em quantidades suficientes à execução dos serviços.
Na solenidade de assinatura do convênio – inédito no Brasil e que servirá de base para outros Estados – em 2009, instalou-se a Câmara de Mediação e Arbitragem de Campo Grande ( CBMAE-CG) para indicação de arbitragem em casos que não resultem em acordo, ao final de processo administrativo como alternativa ao juizado especial.
19 de janeiro
19 de janeiro
19 de janeiro
19 de janeiro