Decisão proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente interino do Supremo Tribunal Federal, acolheu pedido liminar em reclamação (RCL 16051) apresentada por Guilherme Afif Domingos e suspendeu o processo de impeachment contra o ministro e vice-governador, em trâmite na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Caso – O reclamante era alvo de processo de impeachment no Legislativo pela suposta prática de crime de responsabilidade em razão do acúmulo do cargo eletivo de vice-governador e o cargo de ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.
Afif ajuizou reclamação na qual arguiu que a decisão do presidente da AL/SP, deputado Samuel Moreira, violou o entendimento do STF no julgamento da ADI 2220 – a suprema corte declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da Constituição de São Paulo referentes aos crimes de responsabilidade imputados ao governador e vice, bem como os procedimentos de julgamento.
Decisão – Lewandowski acolheu as razões de Afif Domingos quanto à decisão do Supremo Tribunal Federal, que entendeu inconstitucionais alguns dos artigos da Constituição do Estado de São Paulo referentes aos crimes de responsabilidade, na apreciação da ADI 2220.
O presidente interino do STF explicou que o procedimento para a abertura do processo de impeachment de Guilherme Afif Domingos inovou nos ritos previstos para o processo de cassação do vice-governador do estado de São Paulo.
O magistrado concluiu sua análise quanto à decisão do STF, na ADI 2220, quanto à competência exclusiva da União para legislar sobre a matéria: “em um exame perfunctório dos autos, como é típico das medidas liminares, verifico que os atos impugnados parecem ter afrontado a decisão do Supremo Tribunal Federal”.
Suspensão – O processo de impeachment contra Guilherme Afif Domingos está suspenso até a decisão de mérito do Supremo Tribunal Federal na reclamação. Encerrado o recesso forense, a matéria será encaminhada ao relator original, ministro Luiz Fux, para a continuação de seu trâmite, bem como o seu julgamento.
O processo de impeachment contra Afif Domingos, instaurado a partir de representação movida pelo deputado estadual Carlos Gianazi (PSOL), estava em trâmite na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembléia Legislativa.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro