O estado do Piauí passa a contar, a partir de 6 de abril, com o sistema de padronização de cartórios. O Sistema Integrado Nacional de Registro Civil (Sirc) será implantado por uma equipe de juízes do CNJ e representantes de Associações de Notários e Registradores.
Na segunda-feira (23/3), representantes dos ministérios da Justiça e do Planejamento, Orçamento e Gestão, estiveram reunidos na sede do Conselho, em Brasília, com os juízes auxiliares da Corregedoria Ricardo Cunha Chimenti e Salise Sanchotene para definir estratégias.
A ideia é padronizar e informatizar os cartórios de registro civil, que são responsáveis pela emissão de certidões de nascimento, óbito e de interdição.
Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Ricardo Chimenti, o objetivo é oferecer mais segurança na emissão desses documentos e modernizar os cartórios. “A intenção é combater possíveis fraudes com um sistema mais preciso de comunicação”, explica Chimenti.
A implantação do Sirc no Piauí será feita com o apoio da Associação dos Notários e Registrados do Brasil (Anoreg), Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR) e associações de notários e registradores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.
De acordo com Chimenti, essas entidades vão levar ao Piaui recursos humanos e materiais, assim como os sistemas de informática necessários para instalação do projeto. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro