O novo sistema de protocolo na Justiça de 2ª Grau com leitor de código de barras deu impulso significativo à tramitação dos processos judiciais movimentados nas seis coordenarias e onze secretarias da Diretoria Judiciária do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
A operacionalização é feita por meio do Sistema Themis SG, que faz o gerenciamento eletrônico de processos da Justiça de 2º Grau. Com o leitor de código de barras, a inserção do número do protocolo é imediata, tornando a tramitação mais rápida.
De acordo com a diretora Judiciária do TJMA, Denyse Batista, importantes avanços estão sendo alcançados com o novo procedimento, que garante não somente celeridade, como também mais segurança. “A codificação é padrão e a agilidade caminha lado a lado com o aumento da segurança, uma vez que não há a possibilidade de ser ‘digitado’ um número por equivoco ou algo similar”, esclarece.
Para evitar coincidências e saber exatamente onde a ação está em andamento, é obedecido um padrão de numeração que possui 20 dígitos, o que reduz as possibilidades de equívocos na consulta processual.
Os dados a serem inseridos com o leitor de códigos de barras são somente os números identificadores dos processos. Com a evolução do sistema, outras funcionalidades poderão ainda ser agregadas, garantindo velocidade ao trâmite processual. “Com isso, tanto o cidadão quanto os operadores do Direito serão beneficiados”, salienta Denyse Batista.
Outro ganho importante com a nova ferramenta diz respeito aos custos. O leitor de código de barras é uma tecnologia que agrega praticidade, segurança e economia, por se tratar de um equipamento relativamente barato.
“Mesmo quando da implantação total do sistema de processos eletrônicos, eles serão importantes, tendo em vista que alguns dos documentos ainda serão impressos para a efetivação da Justiça”, avalia.
Fonte: www.tjma.jus.br
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro