A prorrogação da validade do protocolo de Kyoto até 2020 foi aprovada durante a 18ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 18) que aconteceu em Doha, no Catar. Tal fato foi comemorado pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR).
O tratado, que prevê o compromisso dos países com a redução das emissões de carbono, expiraria em dezembro deste ano.
Conforme noticiado pela Agência Senado, o parlamentar discursou sobre o tema no Plenário nesta quinta-feira (13/12): “Um relatório recente do Banco Mundial indica que, se as emissões continuarem neste nível, a temperatura média global aumentará 4 graus Celsius até 2060. É um cenário muito grave. Para se ter uma ideia, pequenos estados insulares podem sumir do mapa, engolidos pelo aumento do nível dos oceanos. Serão nações sem território”, afirmou.
O senador lamentou o fato de os Estados Unidos, dono da maior economia do planeta, não ter assinado o Protocolo de Kyoto e chamou atenção para a maior responsabilidade dos países desenvolvidos com a questão climática. Ele disse ainda que países em desenvolvimento, como o Brasil, têm feito mais pela redução do carbono do que os ricos.
O esforço brasileiro para a preservação da Amazônia foi citado pelo senador e o fato do país ter reduzido em 77% o índice de desmatamento na região em relação a 2004.
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro