Professor da UFMS está na disputa por vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal

O professor universitário Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Júnior, do campi de Campo Grande da UFMS, está na disputa da vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, aberta em decorrência da aposentadoria de Joaquim Barbosa.

Expectativa – Logo após o ministro Joaquim Barbosa anunciar sua aposentadoria da suprema corte, o Ministério da Justiça e a Presidência da República iniciaram a análise de currículos para a escolha do sucessor do ex-presidente do STF.

A nomeação de Joaquim Barbosa ao Supremo Tribunal Federal foi recheada de símbolos, visto que o ex-presidente da República, Lula da Silva, tinha o objetivo de garantir a chegada do primeiro negro à suprema corte – inclusa na famosa série “nunca antes na história deste país…”.

Saldanha Júnior, cujo currículo foi entregue à Presidência da República, falou sobre o desafio de figurar como um dos nomes que pode ser escolhido ministro do STF: “A escolha do novo ministro do STF não deve ser adstrita às questões raciais, todavia, em critérios objetivos constitucionais e a qualificação dos pretendentes”, revelou.

Currículo – Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Júnior tem 46 anos de idade, é graduado em Direito (Fuc-MT/UCDB) há 22 anos, pós-graduado em Direito Constitucional, e mestre em Direito Constitucional (“A dignidade da pessoa humana e a prestação compulsória de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde em Campo Grande – MS: instrumentação para o desenvolvimento local”).

O jurista é professor universitário há 11 anos e atualmente leciona na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e na Faculdade Estácio de Sá. Saldanha Júnior é conselheiro estadual da OAB/MS (2013-2015) e presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas da entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat