Amanhã, dia 11 de julho, o presidente e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes e ministro Cezar Peluso, respectivamente, viajam para a Rússia onde assinarão protocolos de intenções no âmbito do Fórum BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), e conhecerão a Suprema Corte e o Judiciário daquele país.
Antes de seguir para a capital Moscou, eles passarão por São Petersburgo onde serão recebidos pelo presidente da Corte Constitucional da Federação da Rússia, Valery Zorkin, pelo juiz Serguei Kazantsev e pela vice-diretora de relações internacionais da Corte Constitucional, Ekaterina Akimova. Na cidade, os ministros conhecerão a sede da Corte Constitucional.
Já em Moscou, os ministros serão recebidos pelo embaixador do Brasil na Rússia, Carlos Antônio Paranhos. No dia 16 eles se reunirão com o procurador-geral do país, Yuri Yakovlevich Chaika, na Promotoria Geral russa.
Também no dia 16 os dois ministros brasileiros se encontram com o presidente do Supremo Tribunal da Federação da Rússia, Viatcheslav Mickhailovich Lebedev. Na ocasião, o ministro Gilmar assinará juntamente com Lebedev um protocolo de intenções com o objetivo de promover a cooperação entre as supremas cortes no âmbito do Fórum BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
O retorno ao Brasil será no dia 18 de julho. Nesse período de ausência dos dois ministros, exercerá a Presidência do Tribunal o ministro mais antigo da Corte que estiver em Brasília, pela ordem decrescente de antiguidade (artigo 37 do Regimento Interno).
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro