População apoia prazo maior para o pagamento do IPVA

Motoristas aprovam o projeto de lei que amplia de três para cinco o número de parcelas para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A proposta, de autoria dos deputados Marquinhos Trad (PMDB) e Paulo Corrêa (PR), também aumenta o percentual de desconto no pagamento à vista, de 10% para 15%, além da possibilidade de renegociação e parcelamento dos pagamentos em atraso.

O projeto está sendo apreciado na Comissão de Constituição, Redação e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Na terça-feira (27) ele será entregue à Mesa Diretora e deverá ser votado ainda na próxima semana. No entanto, se a lei for aprovada pelos deputados, já “nasce” sob ameaça de veto do governador André Puccinelli (PMDB) – postura que é alvo de críticas da população.

“Ele (governador) precisa rever isso (possível decisão sobre o veto) porque tenho certeza de que a maioria da população que paga IPVA vai aprovar a medida”, afirma a comerciante Elizabete Cabreira, 51 anos. Para ela “tudo que ajude na economia é bem vindo”.

O motociclista Marcos Araújo de Souza, 21 anos, questiona o posicionamento de André. “Se vai beneficiar as pessoas, por que não ser aprovado?”. Para ele a possibilidade de renegociação das dívidas do IPVA é o principal ponto do projeto. “Para quem está em dívida não teria coisa melhor porque hoje tem que ser à vista, mas quem é que tem dinheiro para isso?”.

Na avaliação dos aposentados Gabino Lino, 57 anos e Aguimar Alves, 59 anos, “vai ser muita intransigência do governo (se não sancionar o projeto após sua aprovação)”. Eles afirmam que o projeto de lei vai ajudar a população e pode até reduzir a inadimplência. “Acho que as pessoas querem pagar, mas muitas vezes não conseguem. Ninguém vai comprar um carro para que seja apreendido depois por falta de pagamento”, disse Gabino. Aguimar completa: “quanto mais vantagem para pagar, mais as pessoas vão pagar em dia”.

A cabeleireira Tatiane Valdez, 35 anos afirma que a medida é muito importante. “Meu marido paga o IPVA parcelado e temos dois carros. Seria muito bom se pudesse ser dividido em mais vezes”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat