Ouvidoria do TJMS tem índice positivo de mais de 80% de satisfação

A Ouvidoria do Tribunal de Justiça é realmente um órgão democrático, onde a população e os advogados podem contar com um ouvidor presente, que liga para o reclamante para dar uma resposta. Assim é o ouvidor, Des. Marcos José de Brito Rodrigues, que desde outubro de 2015 está a frente da Ouvidoria do TJMS.

Os resultados são expressivos. De 2015 para 2016, apesar do aumento no número de reclamações, de 1.184 para 1.916, as demandas são atendidas rapidamente. De janeiro até o começo de agosto deste ano, 1.521 pedidos já haviam sido formalizados – média de 7 por dia – e 87% já estavam solucionados.

O resultado positivo é alcançado com uma equipe formada por quatro servidores e mais o Des. Marcos de Brito, que atendem os questionamentos, reclamações e pedidos de forma proativa. As solicitações e pedidos são feitos pelo telefone gratuito 0800-6476161 e pelo correio eletrônico ouvidoria@tjms.jus.br.

“Para se ter ideia, nós respondemos este ano a quase 1.800 e-mails de indagação que nos foram dirigidas. E desde que eu estou a frente da Ouvidoria, a nossa preocupação é dar atenção a quem nos procura. Obviamente que eu não posso ligar para todo mundo, mas as situações mais intensas eu procuro ligar para quem fez a reclamação, além de ligar, também, para os colegas (juízes)”, explica o Ouvidor.

Segundo o Desembargador, existe uma cultura demandista muito forte no Brasil e as pessoas acham que quanto mais um processo demora melhor é. “As pessoas acham que processo bom é aquele que demora, quando deveria ser o contrário. Quanto mais rápido o advogado soluciona o processo, mais bem pago deveria ser ele”, pontua.

Os processos da Ouvidoria estão em dia, ou seja, tudo que entra de pedido em um ano é solucionado no mesmo período. Isto explica o elevado grau de satisfação do usuário.

“Nós temos esta finalidade de ouvir o cidadão e, na medida de nossas possibilidades, atender essas reclamações e essas demandas. Nosso índice de satisfação para com o nosso público-alvo é sempre superior a 80%. Acredito que isto se deve porque nós não temos pendência nenhuma dos anos anteriores”, conta o ouvidor. “É muito importante que nós tenhamos esta interlocução com as pessoas porque, muitas vezes, a pessoa não quer, tão somente, a solução do caso, ela quer uma atenção, ser ouvida e saber que tem alguém por ela”, finaliza.

Atendimento – As pessoas que queiram entrar em contato com a Ouvidoria Judiciária podem fazer isto, pessoalmente, no prédio do Tribunal de Justiça ou no Fórum de Campo Grande, ou entrar em contato, via e-mail (ouvidoria@tjms.jus.br), ou por meio do canal “Alô Justiça”, nos telefones 0800-6476161/ (67) 3314-1314 (TJMS) e (67) 3317-3549 (Fórum da Capital).

 

 

Fonte: www.tjms.jus.br


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat