A evolução dos direitos humanos e os crimes praticados contra a dignidade da pessoa humana são as pautas do Seminário Justiça e Verdade, que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) promove no próximo dia 3, em Campo Grande. O evento, com entrada gratuita, traz como palestrante Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog.
“Vamos tratar da violação dos direitos humanos desde o golpe militar de 64, lembrado no dia 1º de abril. Lamentavelmente, ainda convivemos com crimes de opressão a liberdade. E por isso o debate é importante porque nos faz refletir historicamente se estamos no caminho certo para garantia dos direitos da pessoa humana”, diz o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.
O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/MS, Joatan Loureiro, explica que o seminário serve de resgate à memória de crimes que não podem ser esquecidos. “A ditadura militar trouxe uma mancha para nossa história. Falamos hoje em democracia, mas ela ainda não é realidade para todos já que vivenciamos situações de privação a liberdade de expressão”, afirma Joatan.
O diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, Ivo, é filho do jornalista Vladimir, torturado e morto nas dependências do Destacamento de Operações de Informações, Centro de Operações de Defesa Interna, em 1975, durante a ditadura militar. Foi somente em 15 de março de 2013 que a família recebeu o novo atestado de óbito do jornalista que aponta como causa da morte as lesões e maus-tratos sofridos durante interrogatório. Até então, o Exército sustentava que o jornalista teria cometido suicídio.
O Seminário Justiça e Verdade acontece a partir das 9 horas e terá também a participação do advogado Carmelino Rezende, ex-presidente da OAB/MS. O evento contará com certificado digital e será realizado no Plenário da OAB/MS, na Av. Mato Grosso, 4.700. Mais informações no (67) 3318-4700.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro