O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Joenildo Souza Chaves, participou, na última sexta-feira (01/08), da sessão ordinária do Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS).
Reivindicações – Recebido pelos advogados Júlio Cesar Souza Rodrigues e Mansour Elias Karmouche, presidente e vice da OAB/MS, o presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul dialogou com os advogados e recebeu as principais reivindicações da classe.
Os advogados reiteraram os pleitos para que o TJ/MS edite normativo que assegure o atendimento exclusivo aos advogados pelos magistrados, entre às 12 horas e às 14 horas. A OAB/MS também reiterou o pedido para que a corte permita a apresentação de sustentação oral no TJ/MS mediante videoconferência.
Outra reivindicação apresentada é a suspensão de prazos processuais, designações de audiências e julgamentos entre os dias 7 e 20 de janeiro – a medida visa assegurar o período de 30 dias de férias aos advogados sul-mato-grossenses.
“Histórico” – Júlio Cesar Souza Rodrigues falou sobre o momento histórico, no qual a entidade recebeu o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul: “Isso sinaliza que o TJ entende que o diálogo é o melhor caminho para o fortalecimento da democracia”.
O vice-presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, reiterou a necessidade de avanços quanto ao processo eletrônico no âmbito do TJ/MS: “Esse é o calcanhar de Aquiles da advocacia. Vivemos uma nova realidade e não podemos admitir que a internet traga lentidão quando na verdade a tecnologia veio para nos auxiliar”.
O presidente do TJ/MS, por sua vez, destacou o papel dos advogados na sociedade e abordou sobre o diálogo entre o Judiciário e a classe: “Entendo a importância da advocacia que é, constitucionalmente, o pilar da democracia. Estamos aqui de novo porque nos comprometemos com a OAB/MS a trabalhar em uma gestão compartilhada”, disse Joenildo Souza Chaves.
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro
19 de dezembro