Realizada ontem, quinta-feira (11) a Comissão de Diversidade Sexual, destinada a discutir e coordenar as matérias, projetos e ações da entidade nessa área.
O anúncio foi feito durante a Conferência dos Advogados de MS para discutir a elaboração de diretrizes e apoio ao Estatuto da Diversidade Sexual, que será entregue ao presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante.
Juntamente com o Estatuto – que ainda terá que ser apreciado pelo Pleno do Conselho da OAB, integrado pelos 81 conselheiros federais da entidade – será entregue também a proposta de Emenda Constitucional (PEC), que proíbe a discriminação por orientação e identidade de gênero, concede licença-natalidade de 180 dias a qualquer dos pais e assegura o casamento homoafetivo no Brasil.
O objetivo principal do anteprojeto é o de garantir os direitos à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) a partir da construção de um microssistema, que, além de assegurar direitos, também sirva para dar-lhes efetividade com foco em direitos fundamentais como à livre orientação sexual, direito à igualdade e à não discriminação, à constituição de família e direito ao próprio corpo, entre outros.
Para o Presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte a criação da comissão é o sinal verde para as discussões com a sociedade e avanço pelo direito de todo cidadão.
Membros empossados:
Priscila Arraes Reino (presidente)
Peterson Medeiros dos Santos (vice-presidente)
Jisely Porto Nogueira
Sônia Maria Jordão Ferreira Barros
Gesse Cubel Gonçalves
Carlos Machado Rodrigues
Marly Grubert Chaves
Eduardo Anderson Pereira
Gabriela da Silva Mendes
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro