OAB/MS considera positiva inclusão de questões de Filosofia no Exame de Ordem

O Exame de Ordem Unificado, prova aplicada nacionalmente como requisito obrigatório para que o bacharel em Direito possa ingressar nos quadros da advocacia, passará a ter até duas questões de Filosofia do Direito. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (18) pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado e a Seccional Mato Grosso do Sul avalia como positiva a decisão.

Para o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/MS, Gabriel Abrão Filho, é fundamental que o estudante tenha domínio também das matérias de Filosofia do Direito, assuntos que, segundo ele, vão contribuir na conduta correta do advogado. “Essa nova medida exigirá do examinando um conhecimento voltado para questão ética e interpretação da leis, o que é essencial para que o profissional não seja apenas um repetidor de normas e sim um intérprete delas”, explica.

A prova pode ser prestada por bacharel em Direito ou estudantes cursando a partir do nono semestre. O Exame é realizado três vezes por ano, dividido em duas provas em dias diferentes. A primeira é objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões.

Em Mato Grosso do Sul, o IX Exame de Ordem realizado este ano teve mais de 2 mil inscritos. Desses, 339 foram aprovados para a segunda fase, realizada no dia 24 de fevereiro. O resultado desta última etapa será divulgado nesta sexta-feira (22) em todo país.

De acordo com o Conselho Federal, o prazo recursal acerca do resultado preliminar da segunda fase terá início ao meio-dia do sábado (23) e termina ao meio-dia do dia 26 de março. A divulgação do resultado final do Exame, já com a decisão dos recursos interpostos, está prevista para o dia 5 de abril de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat