“O essencial do estudo da Constituição é a aprendizagem sobre cidadania”

Construída com grande participação popular, a Constituição Federal de 1988 garantiu uma série de direitos como educação, saúde, habitação, previdência social e infância. Mas, ao longo de seus 25 anos a chamada a Constituição Cidadã sempre foi alvo de críticas justamente por conta de algumas de suas conquistas, gerando discussões sobre a necessidade de reformas constitucionais, demostrando que determinados direitos garantidos não são harmônicos. Para muitos, o desafio tem sido manter a essência da Carta diante das inevitáveis mudanças da sociedade ao longo do tempo.

Sendo um marco jurídico, como dizem os especialistas, que possibilitou avanços significativos na sociedade brasileira, a Constituição de 1988 deveria ser ensinada nas escolas? Para a especialista em Direito Constitucional e colunista do Última Instância, Christianne Boulos, o ensino da Constituição no contexto do preparo para a cidadania é possível e desejável desde os primeiros anos do ensino fundamental, devendo ser feito de maneira constante e progressiva, com os métodos, linguagens e materiais adequados a cada nível de ensino, levando em consideração as expectativas de aprendizagem apropriadas a cada fase de desenvolvimento do aluno.

“Penso que, especialmente para o ensino médio, essa preparação exige um esforço e trabalho integrado de profissionais de História, Sociologia, Filosofia e Direito”, diz Christianne.

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