Ministro Gilmar Mendes toma posse como titular do TSE

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse na noite desta quinta-feira (13) como membro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mendes assume a cadeira anteriormente ocupada pela ministra Carmem Lúcia, também do STF. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, e diversos ministros da Corte cumprimentaram o novo integrante da mais alta instância da Justiça Eleitoral.

Esta é a terceira passagem de Gilmar Mendes pela corte eleitoral, onde foi empossado pela primeira vez em 2003 e exerceu a presidência em 2006. Desde 2012, o ministro Gilmar Mendes vinha desempenhando a função de substituto nesse tribunal.

O TSE é composto por sete ministros e se renova a cada dois anos. Três ministros são originários do STF; dois, do STJ, e dois são representantes da classe dos advogados. Atualmente, os ministros titulares do STJ são Laurita Vaz (corregedora-geral eleitoral) e João Otávio de Noronha. Há ainda dois ministros substitutos: Humberto Martins e Maria Thereza de Assis Moura.

Com a posse desta quinta-feira, os ministros efetivos do TSE passam a ser:

Ministro Marco Aurélio (STF) – presidente
Ministro Dias Toffoli (STF) – vice-presidente
Ministro Gilmar Mendes (STF)
Ministra Laurita Vaz (STJ) – corregedora-geral
Ministro João Otávio de Noronha (STJ)
Henrique Neves da Silva – advogado
Luciana Lóssio – advogada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat