Memorial da Justiça de Pernambuco promove Encontro: Museu e Educação

Estão abertas as inscrições para o Encontro: Museu e Educação, que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro no Memorial da Justiça de Pernambuco. O objetivo é propiciar o intercâmbio de experiências, visando à potencialização do acesso de profissionais do ensino ao espaço museológico do Memorial. O evento acontecerá das 13h às 18h no prédio do Memorial localizado na Av. Alfredo Lisboa, s/n, bairro do Brum.

Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail memorial.educativo@tjpe.jus.br. São oferecidas 40 vagas para cada dia e todos os que tiverem interesse podem se inscrever para as duas datas, basta haver disponibilidade. As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o preenchimento total das vagas ofertadas.

No dia 4 de novembro, o tema abordado será “Museus e Desenvolvimento Social – Turismo, Educação e Cultura” e terá como palestrante o coordenador-geral de projetos da Fundação Gilberto Freyre (FGF), Gilberto Freyre Neto. Já no dia 5, a roda de diálogo trará o tema “Gênero, Cultura e Educação: Mudanças e Permanências”, com a pesquisadora de gênero e família, doutora em sociologia e chefe do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, professora Marion Teodósio de Quadros.

Para a coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial, Gabriela Severien, o fato de o evento ser mais direcionado aos profissionais do ensino não impede que outras pessoas que se interessarem pelo assunto também participem. “O encontro é voltado para profissionais da área de educação, que trabalham em museus ou com cultura e turismo. Mas isto não impede que profissionais de outras áreas venham. Aliás, é bom que participem também, pois isto enriquece o encontro”, disse.

O Memorial da Justiça de Pernambuco também está promovendo a exposição “Uma Questão de Justiça”, que aborda temas e subtemas que podem ser utilizados como recursos educativos em sala de aula. Através de vários estímulos, pode ser criado um ambiente de diálogo no Memorial, cujo ponto de partida é a percepção, a interpretação e a compreensão das narrativas encontradas no espaço do museu, o que possibilita a construção de diversos significados sobre momentos da nossa história.

O evento conta com a parceria da Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, e com a Secretaria de Educação do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat