Maracaju recebe Posto Avançado da Justiça do Trabalho nesta quarta-feira

Será inaugurado, na quarta-feira (11), o Posto Avançado de Maracaju em solenidade a ser realizada a partir das 11h.
Distrito criado em 1924, elevado a cidade em outubro de 1928, Maracaju tem a população estimada pelo IBGE, no ano de 2013, em 41.099 habitantes. No último censo, de 2010, o número era de 37.405, gerando uma densidade demográfica de 7,06hab/km².

Maracaju desenvolveu-se principalmente com a inauguração da estação ferroviária da cidade, realizada em 1944. Hoje, o Município instalado em 1979, que conta também com o distrito de Vista Alegre, tem a economia baseada na agropecuária e na indústria, especialmente do setor sucroenergético.

Distante 77km de Dourados e 162km de Campo Grande, a cidade representa o maior PIB agropecuário de Mato Grosso do Sul, segundo a pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios 2011 do IBGE, divulgada em dezembro de 2013.

O Município é um dos principais produtores de grãos do Estado. Na safra 2013/2014 foram plantados 240 mil hectares com soja, a maior área do Estado segundo o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga). Maracaju recebe também várias indústrias, como de montagem industrial, de peças e as voltadas para a pecuária e agricultura, e frigoríficos.

Segundo números do IBGE, o rendimento médio mensal per capita é de R$ 515,20 na área urbana e de R$ 350,00 na zona rural.

Com o crescimento da economia o número de ações trabalhistas também aumentou. De acordo o Gabinete de Estatística do TRT/MS, em 2013 a Vara do Trabalho de Rio Brilhante recebeu 369 processos originados em Maracaju. Em 2012 o número foi de 177 ações.

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região possui um Posto Avançado em funcionamento, localizado em Chapadão do Sul. Além de Maracaju, outras duas cidades devem inaugurar Postos Avançados ainda neste ano: Sidrolândia, que inicia neste mês o serviço de adaptação física, com previsão de conclusão para julho, e Ribas do Rio Pardo, cujo serviço de adaptação do prédio será realizado pela Prefeitura do município, que também cedeu o espaço.

História

Devido ao grande movimento agropecuário, Maracaju se desenvolveu rapidamente. Foi também um importante ponto de passagem da estrada de ferro Noroeste do Brasil.

Após o afastamento dos jesuítas espanhóis, a região de vacaria, no planalto da Serra de Maracaju, onde se localiza o município, somente voltou a ser povoado quando, no primeiro lustro do século XX, Gabriel Francisco Lopes e seus irmãos Joaquim e José redescobriram aqueles campos, procedendo da então província de Minas Gerais, atravessando a região de Paranaíba.

A invasão do Paraguai por ocasião da Guerra do Paraguai em 1864-1870, determinou o abandono das terras já cultivadas e dos extensos campos de pastagens, onde se iniciava a formação regular de rebanhos, tendo os colonos retornado a Minas Gerais e ao sudoeste de Mato Grosso, até a cessão das hostilidades e consequente retirada dos invasores. João Pedro Fernandes, radicado no lugar denominado São Bento, no atual município de Sidrolândia, em 1922 transferiu-se com o seu comércio-farmácia Santa Rosa ao povoado pertencente ao Município de Nioaque, na margem direita do Rio Brilhante. Algum tempo depois, em consequência de um surto de malária, resolveu estabelecer-se na região que hoje compreende a cidade de Maracaju, ali instalando a sua farmácia, atendendo assim apelo dos habitantes da redondeza.

O crescente desenvolvimento da localidade em poucos anos de vida, determinou a sua elevação a categoria de Município com território desmembrado do de Nioaque, pela Lei 987, de 7 de julho de 1928, sendo instalada precisamente dois meses depois, isto é, 7 de setembro de 1928. A mesma Lei 987 transferiu para Maracaju a sede da comarca de Nioaque, ficando o município que dava nome reduzido a termo da mesma comarca.

Por força do Decreto-Lei Federal 5.839, de 21 de Setembro de 1943, passou a constituir, juntamente com outros municípios, o Território Federal de Ponta Porã, voltando a ser reincorporado ao Estado de Mato Grosso em 1946, por determinação das disposições Constitucionais Transitórias, que extinguira o mencionado Território. Como território federal, a cidade de Maracaju foi designada como capital, determinação essa que foi transferida, posteriormente, para a cidade de Ponta Porã.

A partir do ano de 1972 começam a chegar os imigrantes holandeses e o município passa a ser o berço da imigração holandesa no estado. Em 1977, o município passou a fazer parte do atual Estado de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat