Noticia boa, Maria! Tião Simpatia vai adorar saber que a Lei Maria da Penha, que ele transformou em música, reduziu em aproximadamente 10% a taxa de homicídio contra as mulheres dentro de suas próprias casas.
Pois é, esses dados positivos sobre a Lei Maria da Penha são de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no início de março, e foram apresentados ontem, à tarde, na Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher do Congresso Nacional, pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
Ela também teve a oportunidade de detalhar as ações e os resultados das políticas públicas implementadas nos últimos anos pelo governo federal no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.
Destaque para as Casas da Mulher Brasileira, criadas para garantir apoio e acolhimento às vítimas de violência doméstica e ao disque-denúncia da Central 180, que só ano passado recebeu mais de 53 mil relatos de violência contra a mulher, com muitas ligações de pequenos municípios e uma média de 17% de chamadas da área rural.
Ao falar dos avanços, a ministra explicou que antes as mulheres denunciavam e eram encaminhadas para delegacias próximas ao seu local de moradia. Agora, a denúncia aceita é encaminhada para órgãos de segurança pública, podendo se transformar em boletim de ocorrência, o que pode acelerar a medida protetiva.
Na lei e na vida temos que fazer valer nosso direito a uma vida sem violência. Toda vez que você estiver diante de um caso de agressão, não grite por socorro, ligue 180.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro