Justiça determina que Google desabilite link de fotos com jovem morto

A 14ª Câmara Cível do TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) determinou que a empresa Google Brasil Internet Ltda., com sede em São Paulo, impossibilite o acesso, em um blog, a um link que reproduz imagens da morte de um rapaz por eletrocução, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 500, limitada a R$ 20 mil.

A mãe e as irmãs do rapaz que foi vítima de um acidente de trabalho e morreu eletrocutado alegam nos autos que as fotos da morte de F.M.S. estão sendo divulgadas através do referido blog, hospedado pelo site da Google, o que tem causado grande dor à família. Elas pedem também que as fotos sejam retiradas do banco de dados do site.

O juiz da 7ª Vara Cível de Governador Valadares deferiu o pedido feito na inicial e determinou que osite retirasse do ar as imagens, sob pena de multa diária.

A Google recorreu ao TJ-MG alegando a impossibilidade técnica do cumprimento da decisão judicial, uma vez que as imagens estão indicadas no blog através de links. Ao clicar nos links, o usuário é remetido para outra plataforma, a 4shared, alterando-se a URL (Uniform Resource Locator), ou endereço virtual. Segundo a Google, o responsável pela exclusão seria então outro provedor de hospedagem, o WZ Communications, proprietário da plataforma 4shared.

O desembargador relator, Estevão Lucchesi, reconheceu a impossibilidade de retirar as fotos; mas, por outro lado, determinou que a Google desabilite o link. “Não há como negar que o link de direcionamento das imagens encontra-se inserido em blog de domínio da Google, devendo esta desabilitar o aludido link, vale dizer, impossibilitar o acesso ao link através do blog.” Essa medida, afirma, “dificultará a difusão do conteúdo, podendo ser facilmente tomada pela Google”.

Votaram de acordo com o magistrado os desembargadores Valdez Leite Machado e Evangelina Castilho Duarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat