O desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, do TRF5, será sabatinado na próxima terça-feira (5) pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado Federal.
Ele foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para integrar o quadro de ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em vaga aberta pela aposentadoria da ministra Eliana Calmon, ocorrida em dezembro do ano passado.
Após a sabatina, a indicação será votada na comissão. Se aprovado, o nome do desembargador federal será submetido ao plenário do Senado, última etapa antes da nomeação para o cargo de ministro.
Mestre e doutor em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco, Luiz Alberto Gurgel de Faria é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do curso de especialização em direito da UFPE.
Aos 23 anos, aprovado em segundo lugar, ingressou na magistratura como juiz vinculado ao TRT21. No mesmo ano, após concurso público, entrou para a Justiça Federal como juiz substituto da Primeira Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte.
Em junho de 2000, Gurgel de Faria tornou-se o desembargador federal mais jovem do Brasil ao tomar posse no TRF5, onde exerceu os cargos de diretor da Escola de Magistratura, presidente da Segunda e da Quarta Turmas, corregedor-geral e de diretor da revista do tribunal. Aos 39 anos, foi eleito presidente do TRF5 para o biênio 2009-2011.
17 de dezembro
17 de dezembro
17 de dezembro
17 de dezembro