A Operação Carpe Diem foi deflagrada nesta terça-feira (06/11), pela Polícia Federal com apoio do Ministério da Previdência Social e do Ministério Público Federal, com o objetivo de investigar uma quadrilha suspeito de fraudar a Previdência Social em Minas Gerais e Bahia.
As investigações se iniciaram em abril de 2011 após denúncias de irregularidades na concessão de benefícios previdenciários, em especial, o benefício do tipo pensão por morte.
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, a quadrilha se especializou na criação de pessoas fictícias, a partir de registros de nascimento falsos ou com conteúdos falsos com o objetivo de fazer prova junto à Previdência Social para o recebimento de pensão por morte previdenciária promovendo, assim, a prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.
Entre os suspeitos, está uma servidora da Previdência da Bahia.
A ação contou com a participação de 59 policiais federais e seis servidores do Ministério da Previdência Social. Nove mandados de prisão preventiva e doze de busca e apreensão estão sendo cumpridos. O prejuízo pode ultrapassar R$8 milhões.
O nome da operação é uma frase em latim, de um poema de Horácio popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento sem medo do futuro, em referência à atuação da quadrilha e ao modo de vida de seus integrantes.
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro
12 de dezembro