As financeiras desbancaram as empresas de telefonia em número de reclamações no Procon de Mato Grosso do Sul. Segundo o superintende do órgão, Lamartine Ribeiro, as principais ocorrências registradas, cerca de 80%, são referentes a cobranças indevidas de bancos e cartões de crédito.
Em 2011, a campeã de reclamações foi a BV Financeira, empresa de crédito, financiamento e investimento, com 550 registros. Em segundo lugar figura a Enersul, empresa de energia de Mato Grosso do Sul, que teve 503 reclamações registradas no Procon/MS durante o ano.
Apesar do número de pessoas que procuram o órgão ter aumentado em Campo Grande – passou de 16 mil em 2008, para 40 mil em 2011 – o consumidor ainda deixa muitos direitos serem desrespeitados. “É obrigação da empresa que entrega produtos em domicílio estabelecer prazo e turno para entrega do pedido e isso muitas vezes não acontece. É um dos casos que não há reclamações e que não podemos atuar, já que não há volume expressivo de registros”, explica Lamartine.
No Dia Mundial de Defesa do Consumidor, comemorado hoje (15), o superintendente do Procon acredita que é preciso mais participação da população nas relações de consumo. “No ano passado, menos de 40 mil pessoas reclamaram no Procon de Campo Grande, que tem uma população estimada em mais de 800 mil habitantes. Tenho certeza que um número muito maior que este teve algum problema referente aos direitos do consumidor”, afirma.
Mato Grosso do Sul é o terceiro estado no Brasil em cobertura do Procon, com 24 agências. “A existência do Código de Defesa do Consumidor colaborou para que as pessoas se conscientizassem e as ações se estendessem. Várias tentativas de derrubá-lo foram registradas, porém, apesar de tudo isso, ele está forte e é uma realidade”, comemora Lamartine.
15 de dezembro
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