No centro do Rio de Janeiro, estudantes e trabalhadores se reuniram hoje (13/6) mais uma vez para protestar contra o aumento das tarifas do transporte urbano. Convocada por meio de redes sociais, o ato começou por volta das 17 horas com a concentração dos manifestantes em frente a Igreja da Candelária, no cruzamento das avenidas Rio Branco e Presidente vargas.
Recentemente, o valor da passagem dos ônibus urbanos do Rio subiu de R$2,75 para R$2,95. Um grande contingente policial foi deslocado para o local, na tentativa de impedir que a ação dos manifestantes impedissem a circulação de veículos na região.
Uma das figuras marcantes no protesto foi o músico Bob Lester, que afirma ter 100 anos de idade. Ele disse se envergonhar de um país onde as preocupações centrais são as Olimpíadas e a Copa do Mundo, e não as demandas do povo. Na mesma linha, o estudante Vitor Alves dos Santos reclamou não ter recursos para arcar com a alta das passagens, e que isto está atrapalhando seus estudos. “É quase impossível continuar estudando. Eu pego ônibus todos os dias para ir ao cursinho e já estou faltando há uma semana. Não está dando para continuar”, afirmou.
Para o técnico em meio ambiente Alexandre Oliveira, o problema é o direcionamento das verbas públicas. “Estamos lutando pela redução nas passagens porque é um aumento abusivo.” Segundo Oliveira, desde 2004, os aumentos somam quase 400%. “Para a gente que ganha um salário mínimo, isso aí é uma covardia com o trabalhador.”
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro
15 de dezembro