Em dois anos, 88 pacientes de hospital psiquiátrico do RJ voltarão para casa

Com fundamento na Lei Antimanicomial (10.216/2001), em dois anos, 88 pacientes que estão internados no Hospital Psiquiátrico Heitor Carrilho, no Rio de Janeiro (RJ), voltarão a morar em um lar. A medida faz parte do processo de desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos cariocas que vem ocorrendo desde 2009.

A notícia foi dada pelo coordenador de saúde da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Marcos Argolo, na segunda-feira (21/01).

Segundo o coordenador, “a mudança de endereço desses pacientes já deveria ter sido feita há anos; eles já cumpriram as medidas de segurança a que foram submetidos, mas nunca puderam voltar para suas casas por terem perdido o vínculo com a família ou pela falta de uma rede de assistência social que os acompanhe”.

A ideia é que cada equipe de saúde mental dos municípios do RJ ajude na tarefa de reintegrar os pacientes em suas respectivas famílias ou no encaminhamento às residências terapêuticas.

No Rio de Janeiro, há 274 pacientes internados nos três hospitais de custódia do estado: 127 estão no Hospital Henrique Roxo e 59 estão no Hospital Roberto Medeiros. Aguardam a desinstitucionalização apenas os demais 88 pacientes do Hospital Psiquiátrico Heitor Carrilho. As informações são da Agência CNJ de Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento
Init code Huggy.chat